Pesquisa SBPC/ML mostra que exames são importantes para a prevenção de doenças

Dados sobre exames laboratoriais embasam campanha #ImportantePrevenir

Compartilhar artigo

Dados sobre exames laboratoriais embasam campanha #ImportantePrevenir

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPCM/ML), divulgada no dia 29 de maio, em coletiva de imprensa, em São Paulo, revela que 96% dos entrevistados consideram exames laboratoriais importantes para a prevenção de doenças e 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobriram o problema após o aparecimento de sintomas.

Segundo o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, este dado alerta para o fato de que “quando o paciente apresenta sintomas é sinal que a patologia já está instalada. Logo, a população não está realizando exames clínicos e laboratoriais básicos como forma de prevenção, mas sim de diagnóstico”. Para ele, “a prevenção é o desvio de um caminho para doenças e sempre é melhor prevenir do que tratar qualquer problema de saúde”.

A pesquisa, realizada entre os dias 28 de março e 7 de abril deste ano, com 400 moradores das  cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, maiores de 18 anos, contou com a maior participação (83% dos entrevistados) de pessoas com pelo menos uma entre seis doenças crônicas: cardiovasculares, reumáticas, renais, diabetes, problemas na tireoide e câncer e o outro grupo (17%) sem nenhuma dessas seis patologias.

O estudo mostrou que 48% dos pacientes crônicos acham que deveriam ter feito exame com mais antecedência para prevenir doenças e 40% desse grupo acredita que deveria ter feito exame mais preciso para prevenir enfermidades.

Shcolnik comentou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)  estima que pessoas doentes custam sete vezes mais do que um paciente saudável na mesma faixa etária e estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar) aponta que doenças que só possuem alterações laboratoriais, sem manifestar  sintomas, tem chance de cura de 90%. “Conclui-se que a realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente.”  

A pesquisa revelou também que somente 17% dos pacientes acham que os médicos solicitam mais exames que o necessário; pouco mais que a metade (51%) dos doentes acredita que poderia ter procurado ajuda médica com mais antecedência para evitar a doença crônica ou retardá-la; 64% dos pacientes crônicos controlam a enfermidade por meio de exames laboratoriais; e 95% acredita que os exames laboratoriais são úteis ou muito úteis para o tratamento e controle de patologias.

Campanha
A partir dos resultados obtidos na pesquisa e para celebrar os 75 anos da SBPC/ML, a serem completados no dia 31 de maio, a entidade lançou a campanha #ImportantePrevenir, com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças.

Para promover a campanha foram convidados formadores de opinião que tiveram sucesso em seu tratamento graças ao diagnóstico precoce, como é o caso do ator Reynaldo Gianecchini.

Também participaram da coletiva o diretor de Comunicação da entidade, Carlos Aita, e a jornalista e escritora Rosana Hermann.

 

Por Fabiane de Sá

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top