Portugueses dividem experiências tecnológicas na saúde

Representantes do país ibérico realizaram palestra no CISS

O Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS) tem como tema “Automação e Robótica para Mais Eficiência na Saúde”. A primeira mesa do evento teve como mote “O futuro e a experiência da automação e da robótica nos hospitais e no sistema de saúde de Portugal”.

João Paulo Baltazar, diretor de desenvolvimento de negócios da companhia de software DevScope, sediada em Porto, Portugal, explicou sobre a experiência do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) na prática e avanço tecnológico no âmbito dos Sistemas de Informação para Suporte à Gestão e Decisão Clínica, por meio da plataforma HVital, que tem a capacidade de antecipar determinados fatores de riscos que podem vir acometer o paciente. “Esse software pode detectar, com três dias de antecedência, um infarto”, afirma.

Segundo o português, para gerir o sistema de saúde havia mais de 50 softwares (um deles com mais de 30 anos) de diferentes fornecedores, com “diferentes tecnologias, diferentes plataformas e diferentes velocidades. Isso causava problemas como dispersão e qualidade não-assegurada das informações, bem como lentidão.” Hoje, depois de 8 anos em desenvolvimento e implantação, a plataforma está tão avançada que os médicos recebem informação sobre situações de risco do paciente internado pelo celular.

A HVital, que deverá ser testada em 2016 ou 2017 no Reino Unido, também permite a identificacção rápida de problemas, como o surgimento de bactérias multirresistente, e alerta automaticamente os principais agentes sobre o acontecimento.

Artur Trindade Mimoso, do Ministério da Saúde de Portugal, explicou que no país há um portal que concentra todo o histórico médico de forma digital, desde antes do nascimento da pessoa. “O sistema de informação acompanha todo o ciclo de vida do cidadão”.

O CISS é realizado durante a Hospitalar Feira+Fórum, que está ocorrendo em São Paulo, no Expo Center Norte, até o dia 22 de maio. O congresso é fruto de parceria entre a Confederação Nacional de Saúde (CNS), a Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), a Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), o SINDHOSP e o Iepas.

FOTO: Leandro Godoi