Sindhosp

Presidente da FEHOESP fala de marcos legais na abertura da Hospitalar

Para Yussif Ali Mere Jr, assim como o país, saúde também deve pensar em reformas

Compartilhar artigo

Em meio a tantos temas legislativos que vêm sendo discutidos no Brasil, como a reforma da Previdência e a reforma trabalhista, outro importante marco legal que precisa entrar na pauta da sociedade brasileira é o testamento vital, um importante documento para formalizar a morte digna.

Essa foi a tônica do discurso do presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, durante a abertura da 24ª Feira Hospitalar. “Nesse momento que estamos vivendo no país, o otimismo começa a voltar e seguimos falando em nossas rotinas sobre grandes reformas diuturnamente divulgadas nos jornais. Elas são importantes para que a gente consiga chegar num ponto elevado de desenvolvimento social, pois não podemos conviver mais com leis ultrapassadas, como a CLT, que é da década de 40”, ressaltou.

“Aqui na Hospitalar, que se configura em uma verdadeira semana da saúde, também temos que evoluir nesse aspecto. A feira tem foco em tecnologia, trazendo os avanços mais recentes do mundo todo para que as pessoas consigam uma qualidade de vida. Ao mesmo tempo, a prestigiada revista britânica The Economist levantou a questão de que a morte é inevitável, mas a morte com sofrimento, não”, salienta. “Então precisamos ter um marco legal para a que possamos atuar profissionalmente e com nossos familiares para respeitar o que o paciente quer quando vive uma situação tão definitiva como esta”, explicou.

O presidente da FEHOESP citou dados americanos, mostrando que 80% dos gastos com saúde se dão nos 18 meses antes da morte do paciente. “E custo é um problema sério em todo o setor da saúde. Com o envelhecimento da população vamos ter cada vez mais casos de doenças crônico-degenerativas e essas enfermidades devem ser tratadas de maneira adequada e não indiscriminadamente com sofrimento e gastos que nem a família e nem o setor de saúde tem como arcar”.

 

Por Eleni Trindade

Fotos: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as três maiores preocupações dos brasileiros

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top