Teve início no dia 21 de agosto, no Espaço Ellu Brasil, na capital paulista, a terceira etapa do Projeto Bússola 2015, chamada de capacitação. Promovido pela FEHOESP e pelo SINDHOSP e organizado pelo IEPAS, o Bússola é um projeto em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que este ano conta com 17 clinicas de serviços de saúde e laboratórios de diagnóstico por imagem, que estão participando do processo de acreditação da qualidade.
O gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, abriu o encontrou falando da importância do projeto para as clínicas e laboratórios de pequenos e médio portes. “O Bússola viabiliza para estas instituições a possibilidade de desenvolver a segurança do paciente, estabelecer estratégias, medir desempenho e identificar oportunidades de melhoria.”
Nesta fase, constituída por cinco módulos, que serão discutidos em sete encontros até o fim de novembro, os representantes das 17 instituições pré-selecionadas foram divididos em duas turmas: uma formada por laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem (nove estabelecimentos), que começou a capacitação no dia 21; e outra por clínicas de especialidades (oito instituições) que se reuniram pela primeira vez no dia 28 de agosto.
No primeiro módulo, o tema discutido foi gestão e liderança, e as aulas foram ministradas pelas enfermeiras Audrey Rippel e Thaiana Santiago, avaliadoras da ONA.
Os próximos encontros debaterão atenção ao paciente/cliente, diagnóstico e terapêutica, apoio técnico e abastecimento e apoio logístico. Os temas das aulas foram definidos a partir de pré-avaliações (Diagnósticos Organizacionais – segunda fase) dos estabelecimentos participantes, realizada pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada (IAC) parceira da edição 2015 do Projeto Bússola.
Após esta etapa, as clínicas participantes passam para a quarta fase, que é a visita de acreditação. Elas têm o prazo de um ano após o término da capacitação para solicitar essa visita.
Também estiveram na abertura na fase de capacitação do Projeto Bússola 2015 a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, e coordenador de Acreditação de Serviços de Saúde da Fundação Vanzolini, Osnir Simionatto.