Projeto Bússola 2015 encerra fase de capacitação

Instituições participantes têm um ano para pedir a visita de acreditação

Foi concluída, no dia 27 de novembro, a última etapa da fase de capacitação das clínicas de diagnóstico por imagem e do laboratório de análises clínicas que participam do Projeto Bússola 2015. Promovido pela FEHOESP e pelo SINDHOSP e organizado pelo IEPAS, o Bússola é um projeto em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que este ano conta com 17 estabelecimentos de prestação de serviços de saúde participando do processo de acreditação da qualidade.

O gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, abriu o encontrou falando da importância do projeto para as clínicas e laboratórios de pequeno e médio portes. “O Bússola viabiliza para estas instituições a possibilidade de desenvolver a segurança do paciente, estabelecer estratégias, medir desempenho e identificar oportunidades de melhoria. É com muita satisfação que completamos mais um ciclo deste projeto tão bem-sucedido. Esperamos que tudo o que foi aprendido até aqui seja dividido com os demais profissionais de suas instituições, e todas possam ser certificadas.”

Esta fase foi constituída por cinco módulos, que discutiram durante sete encontros, realizados desde agosto, com os representantes das instituições participantes do projeto: gestão e liderança, atenção ao paciente/cliente, diagnóstico e terapêutico, apoio técnico e, por último, abastecimento e apoio logístico.

Os temas foram definidos a partir de pré-avaliações (Diagnósticos Organizacionais – segunda fase) dos estabelecimentos participantes, realizada pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada (IAC), parceira da edição 2015 do Bússola. E as aulas foram ministradas pelas enfermeiras Audrey Rippel e Thaiana Santiago, avaliadoras da ONA.

Após esta etapa, as 16 clínicas e o laboratório participantes do Bússola 2015 passam para a quarta fase, que é a visita de acreditação. Eles têm o prazo de um ano após o término da capacitação para solicitar esta visita.

O presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, entregou para os participantes do projeto, uma bússola como lembrança do treinamento realizado até aqui. “Como presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde, tenho a honra e a felicidade de encontrar pessoas que pensam melhor do que muitos, como quem participa do Bússola, um projeto educativo, fundamental em nossas vidas, porque, no mundo de hoje, é imprescindível superar barreiras, como as que vocês superaram até aqui. Esta foi mais uma etapa de um processo que não para nunca, em busca da certificação para a oferta de serviços com qualidade na saúde.”

A superintendente da (ONA), Maria Carolina Moreno, destacou que o trabalho das clínicas continua. “Estamos encerrando o terceiro módulo, mas o caminho ainda é longo. Não é nem de longe o encerramento do trabalho. Vamos continuar supervisionando o processo. Também acordamos com o SINDHOSP e a FEHEOSP que vamos ter um plantão de dúvidas, presencial e por e-mail, pelo contato da ONA. Alguém da equipe técnica vai responder todas as dúvidas. O nosso objetivo é facilitar a implantação da acreditação, sempre pensando na gestão da qualidade e na segurança do paciente. Tudo isso foi muito discutido desde o início do projeto, e agora é preciso trabalhar para implantar esses procedimentos.”