Projeto Bússola promove gestão da qualidade para clínicas de SP

Seminário de sensibilização esclarece sobre a importância e vantagens da acreditação

Na manhã da última terça-feira (28), no auditório do SINDHOSP, em São Paulo, foi realizado, na capital paulista, o segundo seminário de sensibilização do Projeto Bússola, que objetiva facilitar a obtenção da acreditação por parte das clínicas médicas.

Intitulado Vantagens e dificuldades da qualidade no processo de acreditação, o evento, que precisou dessa segunda edição em São Paulo devido ao sucesso do primeiro encontro realizado em 29 de outubro passado, foi ministrado pela Relações Institucionais da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Maria Carolina Moreno, que levou aos participantes os conceitos de qualidade, por que promover a gestão da qualidade é importante, o que é necessário para uma boa gestão assistencial, os fatores que interferem na qualidade, o que é acreditação, o papel da ONA e das instituições acreditadoras credenciadas, os aspectos do manual de acreditação e sua nova versão para 2014, entre outros assuntos. “Qualidade é uma questão de vida ou morte para as empresas de saúde, pois elas só sobreviverão promovendo essa gestão. É uma mudança cultural que precisa da participação de todos os colaboradores das instituições, desde a recepcionista ao responsável pela higienização, para dar certo. Para tanto, é necessário acompanhamento e a verificação é importante para que apareçam os resultados”, disse Carolina.

O seminário faz parte da primeira fase do projeto e tem o intuito de difundir os conceitos e os benefícios da gestão da qualidade. Os encontros são ministrados por consultores credenciados da ONA dirigidos às clínicas associadas e/ou contribuintes do SINDHOSP e dos sindicatos que compõem a FEHOESP.

A próxima etapa do projeto-piloto deve envolver a realização de Diagnóstico Organizacional em instituições que serão selecionadas a partir do questionário a ser preenchido pelos inscritos dos seminários de sensibilização, para identificar o perfil das clínicas participantes. Esse trabalho será feito pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) – instituição acreditadora (IAC) homologada pela ONA. Essa etapa inclui também a medição de indicadores definidos pelas entidades parceiras, com suporte técnico da ONA, para serem acompanhados até um ano após a acreditação de cada instituição que der continuidade ao processo de certificação.

O diretor suplente do SINDHOSP e conselheiro fiscal suplente da FEHOESP, Marcelo Luís Gratão, ressaltou a importância da gestão da qualidade e do processo de acreditação das instituições de saúde para o mercado. “Hoje, é uma demanda do próprio setor de saúde suplementar, pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que a partir deste ano, os planos de saúde usem a acreditação como um dos critérios de qualidade na divulgação da rede prestadora de serviços aos seus usuários. Independentemente do porte, será preciso que as empresas de saúde se qualifiquem. Caso contrário, perderão espaço no mercado.” Ele ainda destacou a oportunidade que as clínicas associadas e/ou contribuintes do Sindicato estão tendo com o projeto-piloto em parceria com a ONA. “Muitas clínicas desejam a certificação, mas encontram inúmeras dificuldades para obtê-la, inclusive de ordem financeira. Essa parceria é um serviço com o perfil desse público e com custos bem menores. Qualidade é uma necessidade para as instituições de saúde e muito importante para a sustentabilidade dessas empresas.”

As clínicas que desejam participar do projeto-piloto terão que obedecer alguns critérios. São eles: serem sócias e/ou contribuintes do SINDHOSP e dos demais sindicatos; serem pessoas jurídicas legalmente constituídas há mais de um ano, com CNPJ, CNES, alvará sanitário e licença de funcionamento; atuarem nas especialidades de clínica médica geral, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia e vacinação; a estrutura da clínica não ser classificada como consultório; terem no máximo de 45 a 50 funcionários; e preencherem e enviarem o “Questionário Preliminar do Perfil da Clínica”, com a ficha de inscrição, que é fornecido nos seminários.

Além dos dois seminários em São Paulo, já foram realizados os encontros em   Campinas, Santo André, Santos, Sorocaba e São José dos Campos. Os próximos serão em São José do Rio Preto, no dia 20 de fevereiro, e em Ribeirão Preto, no dia 26/2.

Mais informações pelo telefone (11) 3331-1555, ramal 258.