Qualihosp debate gestão na saúde pública e privada

Congresso trouxe convidados internacionais

Compartilhar artigo

Como melhorar a gestão na saúde pública e privada a ponto de criar mode-los ideais de trabalho e melhorias no atendimento ao paciente? Este foi o objetivo do Qualihosp – Seminário Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – 2014, que aconteceu em 14 de abril no auditório Itaú da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizado pela FGV EAESP GV Saúde, o evento teve duas mesas de debate, uma conferência e um talk show deba-tendo o tema. A opinião era a mesma entre todos os participantes: a saúde vive hoje um caos em sua gestão e está cada vez mais difícil encontrar pro-fissionais qualificados para gerir o setor. 
 
O ponto chave discutido pelos palestrantes foi a falta de avanços da área, que segue ainda regras e padrões do século XX e vem condensando regras e procedimentos.  
 
Os convidados internacionais do evento, Felix Hector Rígoli, gerente da Área de Sistemas de Saúde e Coordenador da Unidade Técnica de Recursos Hu-manos da OPAS/OMS, e José Luís Castanheira dos Santos, professor de saúde pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lis-boa, elogiaram o Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que o modelo criado é um do melhores do mundo, no entanto, com as gestões falhas, poucos são os pontos positivos a serem comentados. 
 
 “O mais importante da criação do SUS no Brasil é essa universalização, vista em pouquíssimos países do mundo, com o objetivo de sanar a necessidade coletiva do povo quanto as serviços prestados. Porém, não vemos as coisas funcionando corretamente. Reclamam de investimentos, de falta de profissionais, mas o que está sendo feito para colocar o modelo do papel em prática?”, questionou Rígoli. Castanheira complementou: “O Brasil precisa se organizar e aceitar a ideia de que a resposta à sociedade também deve ser universal e chegar a todos, independente de quem sejam e de aonde estejam. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) prega que o mundo deve ter cobertura de saúde, então temos de ser cada vez mais universais”.
 
Fechando o dia, o talk show “Hospital do Século XXI” debateu as tecnologias recentes, avanços e problemas na gestão hospitalar que se estendem ao longo dos anos. Um coquetel para networking foi realizado após o fim do evento.
 
A cobertura completa do evento você confere na próxima edição do Jornal do SINDHOSP.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top