Rede Mater Dei de Saúde expande os negócios com foco na integração cultural

No terceiro episódio da série “Papo da Saúde Especial Hospitalar 2024”, Thiago Constancio, CEO do MedPortal e coordenador do GT de Gestão de Pessoas do SindHosp, e Laura Schiesari, coordenadora CEAHS na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, receberam Jose Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde. Em pauta, tendências e inovações na gestão de pessoas no setor da saúde. A íntegra do videocast está disponível no canal oficial do SindHosp no YouTube. Clique aqui para assistir.

Com origem em Minas Gerais no início dos anos 1980, a Rede Mater Dei se tornou referência nacional na expansão de negócios na área da saúde. Depois da abertura de capital (IPO) em 2021, que levantou R$ 1,4 bilhão em investimentos, o grupo adquiriu cinco hospitais, sendo dois em Uberlândia (MG), um em Goiânia (GO), um em Belém do Pará (PA) e um em Feira de Santana (BA). Além disso inaugurou mais um hospital próprio em Salvador e está construindo novas unidades, uma em Minas Gerais (a ser entregue em agosto) e outra em São Paulo, a primeira na capital paulista, que será erguida no bairro de Santana, na Zona Norte.

“Desde sempre, nossa ideia nunca foi ter um amontoado de hospitais, por isso identificamos ativos já alinhados a nossos valores, ou seja, que fossem referência no mercado, com corpo clínico de referência, que colocassem o paciente como foco, que tivessem bom relacionamento com parceiros e assim por diante”, destacou Salvador. “Investimos em integração cultural, adotando formalidades que respeitam as etapas do processo de integração. A cultura é catalisadora de resultados. Princípios e valores fazem a diferença, sempre respeitando as características regionais”.

“Precisarmos nos perguntar que elementos nos definem. Precisamos ter claro quem somos e como a gente faz para, então, buscarmos as sinergias”

Jose Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde
Inovação tecnológica

Além da gestão do processo de expansão e integração cultural de novas unidades, a Rede Mater Dei também avança na área de inovação tecnológica, adquirindo uma healthtech. “Aquirimos uma empresa de processamento de dados e estamos investindo tanto em soluções para nossas necessidades específicas como também em produtos que podem servir ao mercado de saúde em geral, explorando conceitos como Big Data, Analytics e Inteligência Artificial”, pontuou José Henrique Salvador. “Nosso objetivo é preparar o negócio para o futuro, investindo em eficiência, mas com visão de futuro”.

De acordo com o convidado do Papo da Saúde Especial Hospitalar, as novas tecnologias e a inteligência artificial vão ajudar hospitais em duas frentes. “De um lado, teremos maior conectividade, desburocratizando as relações entre os diversos entes da cadeia, com instituições conversando mais e disponibilizando dados mais claros. Não haverá espaço para empresas fechadas, que trabalham sozinhas, sem colaboração”, explicou o CEO da Rede Mater Dei. “De outro lado, a interação com as pessoas vai ultrapassar o limite das paredes do hospital, estaremos mais próximos das pessoas, com foco em desfechos, transparência na forma como entregamos valor e qualidade assistencial”.