Regional de Sorocaba realiza curso

Sobre faturamento eficaz para prestadores de serviços em saúde

Gestores, administradores e profissionais responsáveis pelas contas médicas de clínicas e hospitais de Sorocaba estiveram no curso “Dez passos para um faturamento eficaz”, realizado na regional de Sorocaba, em 4 de setembro.

A palestrante foi a médica Giuseppina Pellegrini, que possui MBA em Gestão em Planos de Saúde, atua como consultora em serviços de saúde e é professora universitária. Como auditora médica, ela possui a expertise necessária para orientar os prestadores em como realizar os procedimentos de maneira mais segura, evitando glosas e garantindo o recebimento mais rápido dos valores das faturas médicas.

Segundo ela, “a interação entre os departamentos leva ao faturamento correto”. Giuseppina abordou a atribuição de cada área envolvida com as contas médicas, desde a recepção até a equipe que efetivamente enviará as faturas para os planos de saúde, passando pela enfermagem e também pelo setor comercial. Conforme sua orientação, quanto mais ajustados estiverem os acordos comerciais, menor chance de glosas terá a instituição.

Insuficiência de pessoal, de recursos econômicos e de materiais, locais e equipamentos inadequados e administração antiquada são fatores que, certamente, contribuem para o mau resultado dos faturamentos. A palestrante ainda abordou o passo a passo das guias TISS, falou sobre como elaborar o faturamento sobre os honorários médicos e sobre como elaborar o melhor organograma.

Para verificar a agenda de cursos do SINDHOSP, acesse o site do IEPAS, www.iepas.org.br