Anvisa autoriza mais seis testes para o diagnóstico de Covid-19. Ao todo, 17 testes já foram aprovados. Os novos registros constam das Resoluções RE 860/2020 e RE 861/2020, publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.).. A oferta e a produção dos kits para diagnóstico irão depender da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.
Confira quais são os novos testes:
· LUMIRATEK COVID-19 (IgG/IgM)
· MAGLUMI IgM de 2019-nCoV (CLIA)
· MAGLUMI IgG de 2019-nCoV (CLIA)
· Smart Test Covid-19 Vyttra
· FAMÍLIA KIT XGEN MASTER COVID-19 – Kit Master para Detecção do Coronavírus SARS-CoV-2
· DPP® COVID-19 IgM/IgG System
Também: · Anti COVID-19 IgG/IgM Rapid Test · Família Kit de Detecção por PCR em Tempo Real VIASURE SARS-CoV-2 · Família cobas SARS-CoV-2
Kits para diagnóstico
Os kits estão divididos em dois grupos: os que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta) e detectam o antígeno (vírus). Todos são do tipo ensaio imunocromatográfico, sendo que seis fazem o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. Confira quais são:
· One Step Covid-2019 Test
· Coronavírus Rapid Test
· Coronavírus IgG/IgM (Covid-19)
· Medteste Coronavírus 2019-nCoV IgG/IgM
· Teste Rápido em Cassete (Covid-19) IgG/IgM
· Covid-19 IgG/IgM Eco Teste
Outros dois utilizam um dispositivo semelhante a um cotonete (swab), que retira amostra das vias respiratórias dos pacientes, da nasofaringe e da orofaringe. São eles:
· Eco F Covid-19 Ag
· Covid-19 Ag Eco Teste
Prioridade
Destaca-se que as aprovações estão de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 348/2020, que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições de registro de medicamentos, produtos biológicos e produtos para diagnóstico in vitro, e mudança pós-registro de medicamentos e produtos biológicos em virtude da emergência de saúde pública internacional decorrente do novo coronavírus.
Fonte: ANVISA
Foto: USP Imagens