Saúde se manifesta contra aumento do ICMS

Movimento aconteceu na manhã de 17 de fevereiro e também reuniu os setores Agropecuário e do Comércio

Compartilhar artigo

O SindHosp participou, na  manhã de 17 de fevereiro, de manifestação contra o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em São Paulo. Representantes da Saúde reuniram-se na frente do Estádio do Pacaembú e seguiram para a Assembleia Legislativa, onde encontraram manifestantes dos setores Agropecuário e do Comércio. O vice-presidente e o assessor de Relações Institucionais do SindHosp, Luiz Fernando Ferrari Neto e Carlos Alberto Goulart, respectivamente, participaram da manifestação.

O dia 17 foi escolhido por que nessa data o deputado estadual Ricardo Mellão protocolou um projeto de Lei (PL) que objetiva derrubar o artigo 22 da lei 17.293. Essa lei foi aprovada em outubro de 2020 pela Assembleia Legislativa e extinguiu a isenção tributária da saúde e outros setores da economia, por meio dos decretos 65254 e 65255. Desde janeiro a alíquota do ICMS para medicamentos e centenas de produtos para a saúde passou a ser de 18%, impactando o setor em aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano.

A propositura de um PL para tentar derrubar o aumento do ICMS surgiu a partir de encontros com deputados estaduais do Partido Novo e representantes dos setores impactados pelo fim da isenção fiscal. O CEO do SindHosp, Ricardo Bachert, e o advogado, Renato Machado Nunes, participaram dessas discussões. “A Saúde não suporta aumento de impostos em plena pandemia. Isso terá impactos para toda a sociedade”, afirma o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin.

A manifestação teve ampla cobertura da imprensa. O assessor de Relações Institucionais do SindHosp, Carlos Alberto Goulart, foi entrevistado pela TV Bandeirantes. O SindHosp irá acompanhar o trâmite do PL proposto pelo deputado estadual Ricardo Mellão e manterá o setor informado. 

Clique aqui e veja fotos da manifestação

 

Assista ao vídeo de manifestantes e deputados, antes do protocolo do PL que objetiva acabar com o aumento do ICMS

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top