SindHosp celebra 30 anos de capacitação com retomada de cursos após a pandemia

Compartilhar artigo

O SindHosp promove cursos de capacitação e formação voltados a profissionais de hospitais, clínicas e laboratórios desde 1993. São 30 anos de contribuição para o desenvolvimento do setor da saúde, um compromisso listado entre as diretrizes das “Propostas Saúde São Paulo 2022 – Rumo ao Acesso Sustentável”. Em 2023, depois de uma interrupção inevitável durante a pandemia de covid-19, o Sindicato lançou o núcleo SindEduca e voltou a organizar cursos em sua sede, em São Paulo. Foram sete no total, sendo cinco presenciais e dois virtuais, a maioria com duração de oito horas, das nove da manhã às cinco da tarde, atendendo a um total de 119 participantes.

Quando criou o SindEduca, o SindHosp planejou trabalhar em quatro eixos de capacitação da saúde. São eles “Gestão em Saúde”, “Negócios & Técnicos”, “Sistema de Saúde” e “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, que dão origem a outros 31 subeixos, capacitando desde a força de trabalho operacional até alta gestão da base de representados pelo Sindicato. Todos os eixos foram contemplados nos cursos de 2023.

Com a retomada dos cursos, o SindHosp reitera seu compromisso com a educação de qualidade, dando acesso a um conteúdo relevante para o setor de saúde. Com tradição de três décadas, o Sindicato chegou a realizar cursos que atenderam a mais de três mil pessoas em um mesmo ano. Veja a seguir os cursos promovidos em 2023 no SindHosp.

Ensino em 2023

_____________________________________________________________________

Relações de trabalho

O primeiro curso realizado após a retomada aconteceu em setembro, no dia 12. O treinamento presencial reuniu 27 pessoas em torno do tema “Recursos Humanos e Relações de Trabalho na Saúde – Como Gerenciar a sua Equipe nos Atuais e Novos Modelos de Trabalho?”, que faz parte do eixo “Gestão em Saúde”. A docente Daniela de Andrade Bernardo, sócia do escritório de advogados Machado Nunes, tratou durante oito horas de questões como negociações coletivas, teletrabalho, medidas disciplinares, rescisão de contrato de trabalho, limbo previdenciário e equidade entre homens e mulheres.

Sustentabilidade financeira

Ainda em setembro, o SindHosp promoveu no dia 26 o curso “Gestão Financeira para a Área da Saúde – Como Promover a Sustentabilidade Financeira na sua Organização?”, dentro do eixo “Negócios & Técnicos”. O docente Marcelo Carnielo, diretor de Serviços na Planisa Planejamento e Organização de Instituições de Saúde, falou durante oito horas para 32 pessoas que compareceram à sede do Sindicato, abordando desde cenários e características do setor da saúde do ponto de vista das finanças e diferenças entre demonstrações financeiras e de resultados até gestão de custos para saúde e redução de desperdícios.

Dados seguros

Em outubro, foram três cursos. O primeiro foi on-line, abrindo a “Jornada do Direito Digital na Saúde”, dentro do eixo “Gestão em Saúde”. Ele aconteceu no dia 19 e teve como tema “Segurança de Dados na Saúde – Implementando a LGPD com sucesso”. Durante três horas e meia, a advogada Luiza Teotônio, do escritório Machado Nunes, abordou assuntos como dados pessoais sensíveis, bases legais mais comuns no setor da saúde, termos de consentimento (LGPD), procedimentos preventivos, avaliação de Relatório de Impacto de Privacidade (RIPD) em contextos clínicos e técnicas de mitigação. Participaram do curso virtual 16 pessoas.

Big Data e IA

Realizado também de modo on-line, o segundo curso de outubro deu segmento à “Jornada do Direito Digital”. Os advogados Luís Gustavo Henrique Augusto, Gabriela Cristina Chiconeli e Lucas Bonafé, do escritório Machado Nunes, trataram do tema “Novas Tecnologias e LGPD – Navegando na Privacidade e nos Aspectos Regulatórios para a Saúde”, abordando Big Data em saúde, outras tecnologias emergentes, LGPD e regulação (plataformas, telemedicina, inteligência artificial e prontuário eletrônico e integração) e monetização de dados para 17 internautas.

Atendimento com excelência

No terceiro curso de outubro, este presencial, realizado no dia 31, o administrador de empresas Otávio Muller, diretor-geral Centro Brasileiro de Estudos Médicos (CEBRAMED), tratou do tema “Qualidade no Atendimento ao Cliente – A Importância de Atender com Excelência e Conquistar os Clientes”, que faz parte do eixo “Negócios & Técnico”. Com presença de 24 pessoas, ele falou de tópicos como hospitalidade e humanização, ética profissional e postura educacional, abordagem ao cliente, etiqueta profissional e apresentação pessoal, asseio pessoal e redes sociais.

PDI como ferramenta de gestão

Em novembro, o SindHosp promoveu o curso presencial “PDI – Plano de Desenvolvimento Individual – O que é, Qual a importância e Como implementar na sua organização?”, que pertence ao eixo “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. A docente Regiane Mendonça, proprietária da consultoria Regiane Mendonça Consult & Training, teve oito horas para falar para 18 presentes sobre as etapas do PDI e sua aplicação, identificação e desenvolvimento de competências, plano de ação e monitoramento e avaliação, além de feedbacks e feedforward. O curso aconteceu no dia 24 de novembro.

Relações governamentais

Fechando o ano, o SindHosp promoveu o curso “Relações Governamentais – Como Influenciar no Processo de Elaboração de Políticas Públicas”, dentro do eixo “Sistema de Saúde”, que teve como docente o professor Arthur Paes Wittenberg, profissional com mais de 20 anos de experiência em políticas públicas, tendo ocupado diversas funções executivas. Com 18 pessoas presentes, o curso teve entre seus tópicos administração pública, políticas públicas, grupos de interesse, monitoramento, análise de cenários e matriz de stakeholders e ações de influência.

Artigos Relacionados...

Artigos

TEA exige debates e soluções consensuais

Nos últimos meses, reportagens e artigos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ocupar com frequência os noticiários. Os motivos oscilam entre os direitos dessas pessoas, a dificuldade

CATS

CATS discute modernização trabalhista e desafios da saúde

A Câmara de Assuntos Trabalhistas e Sindicais (CATS) teve participação especial da advogada Luciana Freire Kurtz, assessora jurídica do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Profissional com

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top