SINDHOSP inicia Comissão de RH em São José dos Campos

Segunda reunião aconteceu na regional, em 7 de fevereiro

Compartilhar artigo

Neste ano, o SINDHOSP deu início à sua Comissão de Recursos Humanos com as empresas prestadoras de serviços de saúde de São José dos Campos e região. A primeira reunião, em janeiro, aconteceu no Serviço de Hematologia e Hemoterapia de SJC e estruturou o grupo de trabalho que discutirá as necessidades das empresas do Vale do Paraíba.

Em 7 de fevereiro, a gerente de Gestão de Pessoas da FEHOESP e do SINDHOSP, Marizilda Angioni, o vice-presidente do sindicato e diretor da federação, Luiz Fernando Ferrari Neto, a advogada das entidades Cristina Polachini e o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério, visitaram a regional SJC do SINDHOSP para um segundo encontro da Comissão. A primeira atividade do novo grupo será uma pesquisa salarial de mercado, liderada por Marizilda.

Para Ferrari Neto, a adesão ao grupo traz fortalecimento à região e ao setor, que ganha forças nas negociações necessárias.

Assistência Jurídica

Os participantes levantaram dúvidas sobre a lei 13.287/16, originária do PLC 76/14, que estabelece que trabalhadoras gestantes e lactantes deverão ser afastadas de atividades, operações ou locais insalubres, durante o período de gestação e lactação.

Segundo Cristina, a Confederação Nacional de Saúde (CNS) interpôs ação questionando a constitucionalidade da lei com pedido de liminar que até o momento não foi apreciada. 

A orientação do sindicato é que as empresas façam um laudo, através do médico de trabalho, para averiguar a efetiva exposição aos agentes insalubres, possibilitando a reclassificação ou retirada da insalubridade. Profissionais que atuem diretamente nos serviços de radioterapia, quimioterapia e anestesia, devem ser realocadas imediatamente, assim como mulheres que atuam na parte técnica de laboratórios.

 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top