SindHosp lança Boletim Infográficos Saúde – BIS com mapeamento da estrutura hospitalar do Brasil

O SindHosp acaba de lançar o “Boletim Infográficos Saúde (BIS) –Hospitais” com um minucioso mapeamento da estrutura hospitalar do sistema brasileiro de saúde. Produzido pelo Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC), o trabalho foi tema do primeiro Workshop da Saúde de 2024, um que aconteceu na sede do Sindicato, em São Paulo, com participação presencial de convidados e interação on-line com audiência virtual pelo canal oficial do SindHosp no YouTube e pela plataforma da Hospitalar Hub. Assista à íntegra do evento aqui.

São duas versões do Boletim Infográfico Saúde (BIS) – Hospitais. “Uma versão on-line, mais completa e interativa, que é exclusiva para associados, contribuintes e parceiros. E uma versão off-line, estática e resumida, acessível para todos”, explica Larissa Eloi, diretora executiva do SindHosp. “Na versão on-line, o diferencial é a utilidade desta ferramenta para o planejamento e a gestão de programas, serviços e sistemas de saúde”. Ambas as versões estão disponíveis aqui, no site do SindHosp.

Curadoria
O levantamento traz informações unificadas obtidas a partir de fontes públicas. Com dados fornecidos por instituições de redes tanto públicas (SUS) como privadas (Saúde Suplementar), estas com e sem fins lucrativos, o trabalho dimensiona e compara a evolução da capacidade de atendimento dos hospitais do país no período de 2019 a 2023.

O “Boletim Infográficos Saúde (BIS) – Hospitais” utilizou 14 bases de dados públicas e mais de 400 milhões de registros. “Trata-se de um trabalho de curadoria realizado com rigor técnico e transparência. Um material rico para gestores hospitalares”, esclarece Aline Yukimitsu, consultora técnica BIS/SindHosp. “Vamos fazer atualizações mensais das informações”.

Comitê Técnico
O “Boletim Infográficos Saúde (BIS) versão Hospitais” teve a curadoria do Comitê Técnico Inteligência e Conteúdo (CTIC) do SindHosp, que conta com um grupo estratégico de líderes da saúde de São Paulo. Trata-se da primeira versão de uma série de boletins, que ainda terá trabalhos voltados para clínicas e laboratórios.

O presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, destaca que o Boletim Infográficos Saúde é um trabalho de longo prazo, que exigiu das equipes muita resiliência. “Trouxemos pessoas que se doaram para o projeto, doaram sua força de trabalho, sua experiência… Pessoas que, assim como em uma procissão, usam as próprias velas para acender outras velas e, assim, aumentar a luz que ilumina todos”, diz Balestrin.

Associe-se
O acesso completo aos infográficos está liberado a associado e/ou contribuintes SindHosp, além de parceiros. Se a sua empresa ainda não é nossa parceira, clique aqui e vá até a página de cadastro do SindHosp. Há ali um botão para que o interessado possa se associar e obter o acesso, conseguindo filtrar as informações em seis dashboards.