Sírio abre inscrições para especialização de enfermagem em cardiologia

Pós-graduação terá estágio nas unidades do hospital

Compartilhar artigo

O Programa de Especialização de Enfermagem em Cardiologia, do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), que busca especializar profissionais para atuarem em diversas áreas do segmento no país, já está com suas inscrições abertas.  Destinado a enfermeiros recém-formados e com experiência na área da cardiologia, o curso possui programa voltado ao desenvolvimento do raciocínio clínico e habilidades técnicas dos profissionais que pretendem trabalhar ou já exercem a função junto à assistência de pacientes cardiopatas. 
 
A proposta do curso é trabalhar no aprofundamento do conhecimento em fisiopatologia, na avaliação clínica do enfermeiro, na interpretação de exames e na tomada de decisão.  Ao longo do ano, os estudantes vivenciarão diversas situações de atendimento dos pacientes, incluindo desde o atendimento das urgências e emergências cardiológicas, até a gestão de unidades coronarianas e unidade de insuficiência cardíaca. Para isso serão realizadas também diversas oficinas e atividades em pequenos grupos, fundamentadas na metodologia construtivista de ensino-aprendizagem.
 
Além das atividades obrigatórias o programa oferece duas optativas. Desse modo os alunos terão duas possibilidades de participação opcional. A primeira, em grupos de estudos específicos oferecidos mensalmente pelo Hospital Sírio-Libanês: enfermagem em cardiologia, atendimento a parada cardiorrespiratória, atendimento de urgências e emergências, paciente crítico, acessos vasculares, oncologia, pele e estomaterapia, dor e diabetes.  A segunda opção consiste no acompanhamento de enfermeiros especialistas atuantes no Hospital Sírio-Libanês nas áreas de passagem de cateter de PICC, nutrição enteral e parenteral, atenção à pele e ostomias, diabetes e dor.
 
Todos os alunos também serão submetidos a um estágio observacional obrigatório nas unidades cardiológicas do Hospital Sírio-Libanês: UTI Cardiológica, Unidade Coronariana, Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca e Radiologia Intervencionista.
 
“O estágio em observação nos ajuda a identificar os avanços e possíveis aprimoramentos necessários para cada profissional”, explica uma das coordenadoras do curso e gerente do Centro de Cardiologia do HSL, Maria Auxiliadora Ferraz.
 
Com 40 vagas divididas para os horários vespertino e noturno, o curso tem coordenação das enfermeiras Cassia Guerra, Luana Llagostera Sillano Gentil, Maria Auxiliadora Ferraz  e dos professores Roberto Kalil Filho e  Luiz Francisco Cardoso.
 
A escolha dos participantes será realizada por meio de entrevistas com os membros da Comissão de Seleção que deverão acontecer no fim de julho.
 
Mais informações pelo telefone 3155-8800 e no site www.iep.hsl.org.br.
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top