Sistema Lean: visualizar problemas ajuda a resolvê-los

Modelo de gestão valoriza a transparência e surgiu na indústria automotiva

Um modelo de gestão que tem entre seus fundamentos visualizar os problemas para buscar soluções e consertar defeitos em vez de transferi-los. Assim é o Sistema Lean de Gestão, apresentado por Carlos Frederico Pinto, CEO do Instituto de Oncologia do Vale, na palestra “Como preparar sua empresa para o futuro”, apresentada no 11º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde durante a Hospitalar 2016 Feira +Fórum, nesta quinta-feira (19/05) em São Paulo.

“O Lean, criado na montadora Toyota para produção de automóveis, é muito difundido no exterior e a gestão visual consiste em fazer quadros em que as equipes possam ver de forma concreta e clara os problemas, as soluções propostas e o andamento, tudo separado por cores e respeitando o que é definido em reuniões com equipes”, explica. O mesmo sistema tem sido útil, segundo ele, para separar guias dirigidas para casa tipo de doença, etiquetar medicamentos de acordo com sua finalidade e, ainda, para controlar o fluxo dos estoques de medicamentos e insumos.

Foto: Leandro Godoi

A Inteligência Artificial na Saúde

Debates sobre os benefícios, riscos e limites da Inteligência Artificial (IA) têm sido uma constante no mundo contemporâneo, cada vez mais conectado e interligado. Para um dos entusiastas da IA,