Menos custos com mais qualidade dos serviços de hospitais e clínicas

Em mais uma edição do WorkCafe, o SindHosp realizou a palestra “Reduzindo custos de mão de obra e elevando a qualidade dos serviços” em parceria com o WFO, empresa que oferece soluções de Workfoce para gerenciamento e otimização das equipes e das operações. A moderadora Larissa Eloi, diretora executiva do SindHosp, abriu o evento. “Por trás dessa nossa iniciativa esta a preocupação com o desenvolvimento humano dentro do sistema de saúde do Brasil”, destacou Eloi, antes de passar a palavra para Fernando Zucki, diretor de Mercado do WFO. Segundo ele, existe uma equação entre mão de obra, demanda de trabalho e qualidade de serviços que requer uma solução: “Buscamos trazer algo novo para uma prática um tanto básica, que é colocar as pessoas certas, na hora certa, no lugar certo, para fazer as atividades que precisam ser feitas”.

O WorkCafe teve como objetivo demonstrar como a otimização da força de trabalho na área da saúde pode melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a segurança do paciente e promover o bem-estar dos funcionários por meio do uso de tecnologia e análise de dados. Antonio Barbosa, CEO do WFO, defendeu a humanização nas relações de trabalho e enfatizou a necessidade de se trabalhar permanentemente com processos e pessoas. “Estamos falando de soluções de negócios para gerir a força de trabalho, que representa 60% do custo de um hospital”, resumiu Barbosa.

Pessoas certas

De acordo com o CEO do WFO, redução de custos e elevação da qualidade de serviços não são objetivos opostos. “Ao contrário, podem caminhar juntos, sobretudo em hospitais”, disse o executivo, que lembrou que a queda da qualidade dos serviços de saúde pode representar inclusive perda de vidas. “Mas é preciso identificar as pessoas certas para conduzir esse processo, a gestão de mudança não é fácil. Vale se perguntar quem se adapta melhor a novos processos e novas tecnologias em sua equipe”, acrescentou Antonio Barbosa, que destacou três pilares de ação para obter a redução de custos: automação de processos, otimização de escalas de trabalho e gestão eficiente de turnos.

Para o CEO do WFO, o aumento da qualidade passa por processos de formação contínua e capacitação, uso de tecnologias avançadas, feedback contínuo e avaliação de performance e cultura de excelência. “As empresas são pessoas, precisamos trabalhar com todos os aspectos do trabalho, o que inclui mobilidade, desempenho, tarefas, otimização, escalas, inteligência artificial, e-learning, gamificação, checklists, organograma, planejamento, gestão de ponto, frequência e feedback”.

Convenções Coletivas

Firmada CCT com empregados da saúde de Araçatuba e Região

Informe SindHosp Jurídico nº 105-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSEMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DEARAÇATUBA E REGIÃO – SEESSATA, VIGÊNCIA DE 1º DE JUNHO

Cobertura especial