SP cria selo Hospital Amigo do Idoso

Objetivo é incentivar a qualificação geronto-geriátrica das instituições públicas, privadas e filantrópicas

Compartilhar artigo

O “Selo Hospital Amigo do Idoso” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência dos idosos.
 
Essa iniciativa é parte dos projetos emblemáticos que compõem o programa governamental “São Paulo Amigo do Idoso” (decreto 58.047/2012).
 
Baseado no Manual de Centros de Atenção Básica Amigos do Idoso (Kalache, A – 2008), a emissão de selos de certificação de boas práticas para serviços de saúde e para as cidades avançarem em projetos intersetoriais que as transformem em espaços mais amigáveis, como indicado na política de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) – 2002.
 
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, segurança e educação continuada, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O “Selo Hospital Amigo do Idoso” é uma das ações do pilar saúde que ao lado dos pilares: educação continuada, participação e segurança, compõem o envelhecimento ativo.
 
O “Selo Hospital Amigo do Idoso” será concedido a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundacionais que se qualificarem, segundo os critérios de avaliação, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. 
 
Para fins de avaliação das unidades hospitalares, foi instituída a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso (resolução SS 02/15).
 
Iniciamos essa certificação pelos hospitais, pois são importante fator de risco para o declínio funcional que pode ser agravado por iatrogenias, aumentando o número de dias de internação, dependência, institucionalização e mortes prematuras.
 
Para maiores informações clique aqui.
 
Veja os critérios de avaliação para a obtenção do selo 
 
 
 
 
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top