Tecnologia aliada ao cuidado é tendência para hospitais do futuro

Tendências para manter hospitais prosperando, realizando um atendimento de qualidade e evoluindo foram alguns dos temas discutidos por especialistas e executivos durante o 5º Conahp (Con

Compartilhar artigo

Tendências para manter hospitais prosperando, realizando um atendimento de qualidade e evoluindo foram alguns dos temas discutidos por especialistas e executivos durante o 5º Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados), realizado pela Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp). 

O tema deste ano foi “Hospitais do futuro – O futuro dos hospitais”. “Poucas atividades dependem tanto de planejamento e discussões sérias sobre o futuro do que a saúde, setor que representa 9,5% do PIB brasileiro”, afirmou Francisco Balestrin, presidente do conselho da entidade. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de novembro em São Paulo. 

O presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, participou da abertura do evento que contou, ainda, com a presença do vice-presidente do sindicato e diretor da federação, Luiz Fernando Ferrari Neto; do presidente do IEPAS, José Carlos Barbério; e do CEO das entidades, Marcelo Gratão. 

Pablo Borrás, sênior associate do IESE Business School, trouxe em sua palestra a compilação de tendências levantadas após uma pesquisa feita em hospitais em todo o mundo durante o período de um ano. Entre elas estão: aumento da demanda de serviços de saúde, realizar mais com menos recursos e estruturas menores e mais complexas, maior especialização e maior escopo de serviços em hospitais, passar a ser cada vez mais centros de inovação em tecnologia e serviços e compartilhamento cada vez mais de riscos com stakeholders. “Temos que olhar o futuro como um presente melhorado, mas preparados para qualquer futuro que vier”, afirmou. Segundo ele, as tendências levantadas vão ser aplicadas a diferentes tipos de hospitais e suas respectivas especialidades ou relevância nos locais. 

Ao mesmo tempo em que a tecnologia pontuou vários debates durante o evento, o cuidado com o paciente também teve papel destaque nas discussões sobre o futuro dos hospitais. Durante talk show sobre o papel da equipe assistencial para atender o cliente, que também é paciente, ficou claro que cada vez mais o hospital deverá se preocupar com a entrega do cuidado com qualidade, segurança e desfecho satisfatório, sem deixar de lado, porém, a integração da relação do paciente com a tecnologia, que existe justamente para buscar a qualidade esperada, pois ela ajuda a atingir esses objetivos. “O propósito da instituição no mais alto nível hierárquico, assim como toda a sua cultura, deve se mover no sentido de integrar tudo o que há de mais novo para prover um ambiente assistencial e fazer inclusão digital”, afirmou Wania Baia, diretora assistencial do Hospital Sírio Libanês.   

 

 

Por Eleni Trindade
Foto: Leandro Godoi

 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top