Tecnologia médica pode impactar a segurança do paciente

Complexidade pode levar a erros

O setor da saúde vive uma época de mudanças, e a tecnologia, que tem o potencial de melhorar a qualidade e a segurança da atenção, ao mesmo tempo em que reduz custos, evolui rapidamente, mudando a forma como os médicos exercer a prática. De acordo com o gerente de Relações Institucionais e Serviços Médicos da Noble companhia de Seguros da Argentina, Fabian Vítolo, a medicina do século 21 alcançou graus de efetividade até então inimagináveis. No entanto, é mais complexa e mais perigosa. “Para a segurança do paciente, a tecnologia pode ser uma faca de dois gumes. Pode trazer benefícios, mas muitos malefícios também, principalmente no que se refere ás lesões acidentais e erros médicos.”

Um estudo inglês comprovou que o erro médico é a terceira causa de morte no mundo e que o uso de tecnologia desnecessárias contribuem para os eventos adventos. “As vezes esses perigos são resultado de problemas relacionados com a informática, outros por inadequada ponderação dos fatores sociais que determinam seu uso, ou podem provir de problemas intrínsecos às equipes,“ explicou Vítolo, lembrando que ”inovação é bem-vinda, mas com ponderação”.

Foto: Roger Soares