Tema do CISS 2016 será “Economia da Saúde”

Ajuste fiscal e desenvolvimento do país estarão em debate

Representantes das entidades realizadoras do CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde) reuniram-se, no fim de setembro, para alinhar o tema central do evento de 2016. A sugestão apresentada foi "Economia da Saúde", que visa analisar e discutir como se interconectam esses dois elementos fundamentais da sociedade moderna.

“Fizemos o temário focando justamente o momento que o país está e estará vivendo”, disse o presidente da comissão científica do CISS, Prof. Dr. Fábio Leite Gastal. “Entendemos que ano que vem será o ano da discussão da reforma fiscal e de uma série de agendas econômicas, e por isso nos pareceu importante trazer países que tivessem uma mensagem clara em como manter um sistema de saúde operacional em um contexto de reforma econômica”, explicou. Os países que serão convidados para palestrar serão França, Estados Unidos e Reino Unido.

Para a presidente e fundadora da Hospitalar Feira + Fórum, Waleska Santos, a discussão no âmbito econômico faz parte da missão da Hospitalar e do CISS, que é ser um palco de discussões para uma saúde melhor em todos os âmbitos. “Apesar de saúde sempre aparecer como uma das maiores preocupações da sociedade civil, ela nunca parece ser prioridade no orçamento e por isso temos que levar o tema para uma discussão pública”, disse.

Assim, nos dois dias de evento serão apresentados, não apenas os elementos macroeconômicos, mas também os desdobramentos de questões microeconômicas e a busca da eficiência na gestão dos sistemas públicos e privados, nos serviços hospitalares, nas unidades assistenciais e dos profissionais médicos nesses países.

Estiveram presentes na reunião Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil; Waleska Santos, presidente da HOSPITALAR; Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da ANAHP; Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da FENAESS; Franco Pallamolla e Paulo Fraccaro, respectivamente presidente e superintendente da ABIMO; Renato Merolli, presidente da CNS; Yussif Ali Mere Jr., presidente do SINDHOSP; José Carlos Barbério e Marcelo Luis Gratão, respectivamente presidente e gestor do IEPAS; Fabio Leite Gastal, presidente da comissão científica do Congresso CISS; Monica Araújo, diretora de marketing da UBM Brazil; Thomas Santos e José María Lasry, respectivamente diretor comercial da HOSPITALAR; e Francisco Santos, presidente do Grupo Couromoda.