Venda online de planos pode se tornar realidade

ANS promoveu encontro para discutir nova forma de aquisição

Para qualquer pessoa hoje a coisa mais natural é fazer uma busca na internet quando precisa de informações, referências e conteúdo.

Para tentar atender essa demanda, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu a segunda reunião do Grupo Técnico Interáreas com representantes das operadoras, prestadores, órgãos de defesa do consumidor e o Ministério Público para discutir, entre outros temas, a venda de planos de saúde online.

No encontro, realizado no dia 5 de setembro, Bruno Lopes, account executive finance do Google, apresentou um panorama sobre as buscas por seguros e planos de saúde na internet. “Quem não está online é invisível para o consumidor. Atualmente, mais de 9 milhões de pessoas buscam informações sobre planos de saúde na internet  e, em anos de crise, as pessoas usam buscas online para tomar decisões sobre compra de planos”, afirmou.

A diretora de Desenvolvimento Setorial da agência, Martha Oliveira, apresentou um cronograma para as discussões sobre venda online que inclui a formulação de um guia para vendas online. Ela mostrou, ainda, uma prévia da minuta de norma, aberta a contribuições dos participantes.

O tema coparticipação e franquia também foi abordado no encontro. João Paulos dos Reis Neto, diretor-presidente da Capesesp, apresentou os resultados de um estudo em que o uso da coparticipação reduziu em 10% as despesas assistenciais na operadora.