Workshop discute padrão Loinc para laboratórios brasileiros

Diretores do SINDHOSP e da FEHOESP participaram do evento

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), em parceria com o SINDHOSP, FEHOESP, o Instituto HL7 Brasil e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), promoveu o workshop Loinc Brasil – “Uma Grande Conquista” , no último dia 30 de abril, no Hotel Hilton, na capital paulista. O evento marcou o lançamento da versão final em português do Loinc, um padrão internacional de terminologia (nome e códigos) para procedimentos de diagnóstico laboratorial, de imagem médica e de observações clínicas, totalizando 70 mil termos.

A realizado do projeto foi um trabalho voluntário e colaborativo realizado durante sete anos, por diversos grupos de trabalho de várias instituições públicas – Ministério da Saúde, Datasus, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – e privadas (Dasa, Fleury, Hospital Albert Einstein), sociedades, associações, além de pesquisadores individuais.

De acordo com o presidente do Instituto HL7, Marivan Santiago Abrahão,  que apresentou o projeto, a fim de estimular a interoperabilidade do Loinc-BR com os padrões nacionais – Terminologia Unificada  da Saúde Suplementar (TUSS), Sistema Único de Saúde (SUS) e tabela da Associação Médica Brasileira (AMB),  foi desenvolvido um sistema de mapeamento e referenciamento, o chamado Sistema Loinc-BR, que permite de forma ágil a obtenção do relacionamento dos termos afins, incluindo as sinonímias.

Adicionalmente, este sistema permitirá a manutenção, a atualização e a evolução da terminologia em língua portuguesa para mantê-lo perene e ativo.

Para Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor do SINDHOSP e da FEHOESP, “este vocabulário padrão pode ser um novo expoente a ser utilizado pelos associados das entidades, pois é de fundamental importância que todos falem a mesma língua dentro do setor saúde”.

Também estiverem presentes ao workshop as presidentes da Abramed, Cláudia Cohen, e da SPBC/ML, Paula Fernandes Távora; o 1º secretário-geral do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Antonio Carlos Matteoni; o coordenador da Câmara Técnica da Abramed, Luis Gastão Rosenfeld; o coordenador de Gestão de Projeto do Ministério da Saúde/Datasus, Moacyr Perche; a gerente de Padronização e Interoperabilidade da diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS, Marizélia Leão Moreira; e os diretores do SINDHOSP e da FEHOESP José Carlos Barbério e Marcelo Gratão.