Dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instuituída internacionalmente pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992 para conscientizar toda a sociedade sobre a importância de cuidar de aspectos psíquicos do ser humano para a boa qualidade de vida.
Doenças mentais estão entre as 10 maiores causas de afastamento do trabalho e, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo fazem parte desse quadro e no Brasil são 50 milhões de doentes. Segundo a entidade, a América Latina está em 3º lugar no ranking mundial.
Além das limitações que as doenças mentais em si trazem, existe ainda muito preconceito em torno dos doentes mentais (Psicofobia) ou sobre pessoas que frequentam psicólogos e psiquiatras. De acordo com a ABP, é fundamental romper com esse tipo de pensamento para que todos os problemas relacionados com as doenças relativas à saúde mental possam ser superados. Saiba mais sobre a campanha AQUI.
É muito importante buscar tratamento e ajuda. Desabafar em momentos de crise ou de angústia é uma das medidas recomendadas por profissionais de saúde mental e o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos canais mais conhecidos e recomendados para auxiliar pessoas que precisam de orientação. O telefone do CVV é 188. Mais informações sobre as atividades do Centro AQUI.