15 de outubro de 2014

Marília debate segurança e saúde ocupacional

Para esclarecer dúvidas e alertar os responsáveis quanto aos riscos que interpretações errôneas das leis sobre segurança e saúde ocupacional podem trazer aos estabelecimentos de serviços de saúde, a advogada do departamento Jurídico do SINDHOSP, Lucinéia Nucci, com o apoio da FEHOESP, realizou no dia 9 de outubro, o workshop com esclarecimentos sobre os principais assuntos relacionados a estes temas, no Hotel Tenda, na cidade de Marília, interior de São Paulo.

Administradores, médicos e enfermeiros do Trabalho, engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, advogados e profissionais de Recursos Humanos, das cidades de Bauru, Garça, Lins, Marília, Ourinhos e Tupã, discutiram sobre atestado médico, diferenças entre adicional de periculosidade e insalubridade, acidente de trabalho, aplicação da norma regulamentadora (NR) 32 e aposentadoria especial.

Para Lucinéia, que é representante da bancada patronal das Comissões Tripartite Permanente Nacional (CTPN) Regional (CTPR-SP) da NR 32 e coordenadora do Comitê de Segurança e Saúde Ocupacional do SINDHOSP, debater esses temas é de fundamental importância para prevenir que as empresas de saúde não cometam atos que possam impactar nos aspectos fiscal, previdenciário, trabalhista e cível. “Além de promover o debate de caráter preventivo, também oferecemos aos associados meios de defesa e de auxílio para alterar situações prejudiciais ao estabelecimento, que perduram há tempos e que podem significar economia e aumento de produtividade”, explicou.

A escolha dos assuntos foi estratégica. Segundo a advogada, esses temas são constantemente objeto de consulta por parte dos profissionais da saúde. Entre as principais dúvidas e saúdes o que configura acidente de trabalho, quando se deve registrar a comunicação de acidente de trabalho (CAT), a necessidade de verificação das atividades desenvolvidas pelo trabalhador para se pagar o adicional de insalubridade, a proibição do uso de adornos, quando é devida a aposentadoria especial e quando é vedada ao segurado aposentado a continuidade de vínculo empregatício, entre outras. “Os questionamentos são muitos e com o workshop abrimos novos rumos para que os participantes entendam que quem não faz gestão da saúde do trabalho, vai pagar caro lá na frente.” Lucinéia ainda também destacou a troca de experiências que o evento promove aos participantes. “Não se trata apenas de uma prestação de serviços do SINDHOSP e da FEHOESP, mas uma troca de conhecimento que, com certeza, agrega tantos aos profissionais presentes no encontro quanto às entidades e a mim, que recebo as in formações necessárias à busca da melhoria dos serviços do Sindicato e da Federação.”

O gerente de Operações Regionais da FEHOESP, Erik von Eye, que esteve no workshop, destacou o papel das regionais do SINDHOSP e dos sindicatos da Federação na busca para atender às solicitações dos associados. "Estamos fazendo este ciclo de palestras, que terá outros temas jurídicos e também contábeis, com o objetivo de atender às necessidades dos nossos associados, contribuir para o crescimento e aprimoramento do segmento no interior de São Paulo. Queremos ir além, para que as melhorias sejam contínuas e tragam às soluções para os problemas enfrentados pelo setor da saúde.”

Os coordenadores regionais de Bauru, Sérgio Rodrigues Miranda, e de Sorocaba, Nilson Tsukamoto, também estivem no evento.

SINDHOSP e IEPAS participam do HospitalDynamics

Com o objetivo de levar aos gestores do setor hospitalar informações e tecnologias capazes de melhorar a eficácia e a competitividade das instituições de saúde, alinhando as atividades operacionais da área de tecnologia da informação (TI) com a estratégia corporativa, foi realizado, pela primeira vez no Brasil, o fórum HospitalDynamics, no dia 14 de outubro, no Maksoud Plaza, na capital paulista.

Promovido pelo DCD Group, empresa sediada em Londres, na Inglaterra, que nesse ano promove o mesmo evento no México e na Colômbia, o congresso, voltado a diretores, gestores e administradores hospitalares, médicos, biomédicos, consultores e responsáveis pelos sistemas de informação e tecnologia, analisou as mais recentes implementações e desenvolvimentos de tecnologia no ambiente hospitalar, apresentando os novos modelos de gestão da saúde e aplicação de novas regras a serem cumpridas pelas gerências. “O setor hospitalar está passando por um período de profundas mudanças, entre outras coisas pela situação econômica vigente. Por este motivo, os responsáveis dos centros devem alcançar o impossível: máximo controle dos custos e otimização dos processos com os recursos disponíveis. Tudo isso ao aplicar as mais recentes tecnologias, essenciais para continuar no caminho da competitividade. O desafio, agora, é melhorar a eficácia dos centros. E para isso, os departamentos de TI devem evoluir para novos modelos e assumir um papel maior nos hospitais”, disse a coordenadora do evento no Brasil, Elinete Ribeiro.

O presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, o diretor das duas entidades, Luiz Fernando Ferrari Neto, e o gestor do IEPAS, Marcelo Gratão participaram do fórum, que abordou os temas: prática de projeto e construção para garantir um edifício hospitalar tecnologicamente integrado, green hospital, pontos importantes para o sucesso de uma parceria público-privado, gestão de custos e resultados, como garantir a resiliência dos sistemas de missão crítica no setor hospitalar, telemedicina como chave na produtividade hospitalar, redução de riscos do administrador hospitalar com a engenharia clínica, tendência para o hospital do futuro, certificação cases de sucesso, entre outros.

Também estiveram no HospitalDynamcis, o superintendente-técnico hospitalar do Hospital SÍrio-Libanês, Antonio Carlos Onofre de Lira, e o superintende executivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), Márcio Gonçalves Moreira.