Sindhosp

16 de outubro de 2014

GRHosp completa 20 anos com celebração

O Grupo de Recursos Humanos do SINDHOSP (GRHosp) completou em outubro 20 anos, e na reunião mensal da comissão, realizada na quarta-feira, dia 15, no auditório do Sindicato, em sua sede, em São Paulo, o consultor de Gestão Empresarial e coordenador do grupo, Nelson Alvarez, fez uma reflexão sobre as quase duas décadas de atuação.
 
Ele relembrou o convite do então presidente do SINDHOSP, Dante Montagnana, para a criação da Comissão de RH com objetivo de esclarecer os profissionais da área da saúde sobre legislações, negociação, mostrando a importância do departamento para o bom desenvolvimento dos colaboradores das empresas de saúde. “Ao longo desses anos contribuímos para o surgimento da Comissão de Negociação; do comitê de Segurança e Saúde Ocupacional (CSSO), formado por  engenheiros e médicos do Trabalho; trouxemos o grupo Selmed (Grupo de Seleção de Saúde); e incentivamos para que o Grupo Informal de Salário dos Hospitais (Gisah) deixasse de ser somente um grupo de pesquisa. Enfim, demos e colhemos bons frutos”, destacou Alvarez. Ele ainda alertou que é chegado o momento de se dar um passo adiante. “Percebo que com o passar do tempo a área da saúde tornou-se mais atrativa para os profissionais de RH, mas vejo que ainda faltam investimentos e mais espaços para articulações. Então, é preciso que os profissionais de RH sejam mais associativos e participativos. Têm muitas mudanças que dependem do RH e não se tem o apoio necessário. Então, temos que nos unir na busca por soluções mais eficazes.”
 
O presidente do IEPAS e tesoureiro do SINDHOSP, José Carlos Barbério, enalteceu a criação e a longevidade do grupo e destacou suas ações. “A vida associativa é isso: uma entrega. E, para tanto, precisa de profissionalização. É isso que estamos fazendo com os cursos que o IEPAS está ofertando este ano. Dessa forma, contribuímos para o desenvolvimento e crescimento do setor.”
 
Após essa reflexão e de um debate sobre o cenário político e econômico atual, foi apresentada a palestra “Apagão de talentos, uma realidade no mercado atual”, com a consultora Luci Brito, da MILLRH Consultoria. Ela abordou algumas razões da falta de profissionais, os desafios dos Recursos Humanos e as ideias de solução para o tema. Veja a apresentação aqui.
 
Encerrando a celebração, que contou com a presença de membros do CSSO e do Gisah  e do gestor do IEPAS, Marcelo Gratão, o presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, destacou o trabalho do GRHosp. “A longevidade deste grupo já denota sua importância. Tratar de gestão de pessoas é cada vez mais importante e fundamental para o sucesso das ações nas empresas, principalmente no setor da saúde. A minha experiência diz que precisamos de bons relacionamentos pessoais para obter conquistas. Esta comissão mostra sua força debatendo essas ações. Que venham mais muitos anos ao grupo!”
 
O próximo encontro do GRHosp será dia 26 de novembro.
 

GRHosp completa 20 anos com celebração Read More »

Justiça derruba obrigatoriedade de exame do Cremesp

A Justiça Federal derrubou a obrigatoriedade do exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) para a obtenção do registro profissional. A prova existe desde 2005, mas há dois anos é pré-requisito para se cadastrar na entidade de classe e trabalhar como médico no Estado.
 
O Tribunal Regional da 3ª Região concedeu a liminar na semana passada, em ação movida pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp). O Cremesp pretende recorrer nos próximos dias e manterá a realização do exame, marcado para domingo.
 
A obrigação de fazer a prova para registro profissional, independentemente do resultado, é prevista por resolução do Cremesp de 2012. "A exigência de exame nacional de certificação profissional como requisito indispensável à obtenção do registro profissional junto a conselhos de classe há de estar prevista em lei", ponderou o desembargador Nelton dos Santos, responsável pela decisão.
 
O magistrado cita o exemplo do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com exigência prevista pela Lei 8.906/94. O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo Santos, também indica que a resolução do conselho de classe não é suficiente para exigir o exame.
 
Confronto
 
No processo, o Semesp reclama que condicionar o registro à participação no exame é ilegal. O sindicato também questiona a qualidade do teste e a divulgação dos resultados, que poderiam trazer prejuízos aos profissionais e às escolas médicas responsáveis por sua formação. 
 
O conselho diz que a prova é uma tentativa de avaliar a qualidade das escolas médicas do Estado. "O exame confronta a má qualidade de alguns cursos de Medicina", aponta Mauro Aranha, vice-presidente do Cremesp. Segundo o órgão, a prova é elaborada por instituição qualificada e não é feita divulgação pública do desempenho dos participantes. 
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que a entidade paulista é a única a exigir a prova para o registro profissional no País. Propostas de avaliação da qualidade dos cursos e dos médicos recém-formados ainda são discutidas por várias instâncias do órgão.

Justiça derruba obrigatoriedade de exame do Cremesp Read More »

Regional Santos recebe curso de faturamento

No 11 de outubro a Regional Santos do SINDHOSP recebeu o curso "10 Passos para um Faturamento Eficaz", ministrado pela médica Giuseppina Pellegrini.
 
O evento contou com a presença de 26 pessoas. A palestrante, que possui MBA em Gestão em Planos de Saúde, atua como consultora em serviços de saúde e é professora universitária. Como auditora médica, ela possui a expertise necessária para orientar os prestadores em como realizar os procedimentos de maneira mais segura, evitando glosas e garantindo o recebimento mais rápido dos valores das faturas médicas.  

Regional Santos recebe curso de faturamento Read More »

Sírio lança campanha “Conhecer para Cuidar”

Com o intuito de mostrar como o conhecimento é aplicado ao cuidado oferecido a cada paciente, o Hospital Sírio-Libanês lança nova campanha publicitária sob o conceito “Conhecer para Cuidar”. As mensagens consolidam o posicionamento de marca da instituição, ao traduzirem a identidade e o tipo de assistência oferecida, que utiliza o conhecimento para cuidar do paciente de maneira única.
 
Com foco em São Paulo e Brasília, mercados-alvo do atual período de expansão do hospital, a campanha ficará no ar até o final do ano, com filmes em TV por assinatura e uma forte estratégia de mídia on-line.
 
O conteúdo desenvolvido é resultado de um processo colaborativo, que envolveu diversos profissionais durante seis meses de trabalho, entre pesquisas qualitativas, revisão da arquitetura da marca, em parceria com a OZ Design, e das diretrizes verbais e visuais da comunicação do hospital.
 
A campanha reforça a vocação do Sírio-Libanês para cuidar das pessoas, ancorada pelo ensino e pesquisa.
 
Na integração entre razão e emoção, a campanha mostra que o conhecimento deve ir além da competência técnica e o cuidado, numa perspectiva que engloba a pessoa como um todo, e não somente em sua condição temporal de paciente.
 
“Quanto mais conhecemos, mais criamos vínculos para cuidar das pessoas, dentro e fora de nossa instituição”, afirma Paulo Chapchap, Superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês.
 
“Buscamos materializar, de forma autêntica e diferenciadora, a identidade do Sírio-Libanês”, completa Patrícia Suzigan, Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa do Hospital Sírio-Libanês.
 
A campanha também tem como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o trabalho que o Sírio-Libanês realiza além das fronteiras do hospital. Nesse sentido, as peças da campanha mencionam as parcerias com o poder público para levar medicina de qualidade à população em todas as regiões do Brasil, investimentos em pesquisa e ensino direcionados aos profissionais da saúde, com benefícios diretos aos pacientes.
 
A campanha
 
Os filmes para TV por assinatura ganharam quatro versões: uma completa, de 45 segundos e outras três, de 15 segundos cada uma, dedicadas a cada um dos pilares da instituição (hospital, responsabilidade social e ensino e pesquisa).
 
No caso do hospital, são mostradas a qualidade da assistência e a individualização do cuidado, resultados da união entre tecnologia, calor humano e corpo clínico altamente capacitado.
 
Em responsabilidade social, serão mostradas as iniciativas para ampliar o acesso à saúde em todo o Brasil, com as parcerias mantidas com o Ministério da Saúde, para o desenvolvimento do SUS, e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, na gestão de unidades públicas de saúde.
 
Nos campos do ensino e da pesquisa, serão destacados a geração e o compartilhamento de conhecimentos, que são desenvolvidos e aplicados em benefício dos pacientes do próprio hospital e também da sociedade.
 
Clique aqui para assistir.

Sírio lança campanha “Conhecer para Cuidar” Read More »

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top