17 de julho de 2015

Bússola faz seminário de sensibilização para home care

O Projeto Bússola iniciou suas atividades do segundo semestre de 2015 em 17 de julho com um seminário de sensibilização para clínicas de Home Care. O evento, que aconteceu na sede do SINDHOSP em São Paulo, visa auxiliar as clínicas médicas no processo de certificação para acreditação junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

De acordo com o gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), Marcelo Gratão, os associados diagnosticaram a necessidade de estender o projeto para home care, uma vez que o mercado se mostra cada vez mais exigente. “Como órgão facilitador e realizador dos seminários instrutivos do Bússola, tenho o prazer em realizar este encontro”, afirmou durante a abertura. “Durante as reuniões do comitê de clínicas da FEHOESP (Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo) surgiram os questionamentos sobre a ampliação do projeto e aqui estamos para sanar estas dúvidas”.

“Qualidade é um diferencial na prestação de serviços, ainda mais no setor da saúde”. Foi assim que a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, começou a sua explicação sobre os tipos de acreditação que a organização dispõe aos interessados. “Visamos qualidade, gestão e a assistência nas empresas para iniciarmos as instruções para as normas da ONA. Sabemos que os clientes nos avaliam desde o momento em que chegam a nossos estabelecimentos, então, precisamos estar atentos”.

Segundo ela, no home care, muitas vezes o cliente final não opina em prol de si próprio, mas sim em prol do familiar ou cuidador. “Devido a seu estado de saúde, o paciente tende a buscar melhorias no atendimento a terceiros, por isso temos uma exigência de qualidade ainda maior para lidar não somente com ele que está ali passando por um momento delicado, mas também sua família, cuidadores e amigos que estão por perto”.

Para a diretora do SINDHOSP e da FEHOESP e gestora da Dal Ben Home Care, Luiza Watanabe Dal Ben, o projeto é uma evolução necessária no setor. “A saúde sempre foi uma categoria desunida, que teme a concorrência e a disputa de preços. Falamos aqui de qualidade, de uma prestação de serviços adequada ao paciente. O que precisamos neste momento é de união para aproveitar um projeto como este que propicia uma certificação de uma organização séria e idônea a um preço justo”.

Neste ano, o Projeto Bússola conta com uma nova parceria para o diagnóstico organizacional das clínicas. “A Fundação Vanzolini foi a escolhida neste ano para estar conosco no Bússola”, explicou Gratão. “Sempre buscamos o melhor serviço com preços justos ao nosso associado, portanto, só posso estimar que o IEPAS junto com a ONA e a Vanzolini farão um excelente trabalho”.

Campinas recebe palestra sobre eSocial

A regional Campinas do SINDHOSP reuniu, em 16 de julho, representantes da saúde para um debate sobre as consequências para saúde e segurança ocupacional com a implantação do eSocial. A palestra foi realizada pela advogada do SINDHOSP e da FEHOESP, Lucinéia Nucci. Entre os temas, Nucci abordou os casos de aposentadoria especial, por invalidez, regulamentos da Previdência Social, comunicação de acidente de trabalho (CAT) e auxílio-doença em caso acidentário.

Recentemente o prazo para as empresas se adequarem ao eSocial foi prorrogado pela sexta vez. A Resolução nº 1 de 24 de junho de 2015, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte (25/6), determinou que o eSocial seria obrigatório a partir de setembro de 2016, valendo somente para os empregadores que registraram faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014. O eSocial é um sistema de escrituração fiscal digital que obrigará a todos os empregadores, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, a prestar informações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e de folha de pagamento ao governo federal, via internet.

Se você esteve presente no evento e gostaria de obter a apresentação completa, entre em contato através do email campinas@sindhosp.com.br