16 de fevereiro de 2016

Anvisa aprova novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (15) o registro de um novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika.

Esse é o quarto teste relacionado ao zika aprovado pela agência em um intervalo de duas semanas. Também é o terceiro que promete detectar anticorpos do vírus, com possível diagnóstico meses após a infecção.

Segundo a Anvisa, o produto, fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics, permite obter resultados em até 15 a 20 minutos. O resultado ocorre a partir da detecção de anticorpos do vírus da zika em amostras de sangue.

O teste utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados.

Com o registro, o produto passa a ter autorização para ser comercializado para laboratórios públicos e privados.

Em nota, a empresa diz esperar que a aprovação do exame "possa ajudar a situação atual no Brasil, pois agora pacientes podem ser diagnosticados rapidamente em minutos, sob um custo muito razoável". A fabricante, porém, não cita valores.

OUTROS TESTES
Os outros dois testes sorológicos já aprovados pela Anvisa foram feitos pela empresa alemã Euroimmun e prometem diagnosticar simultaneamente dengue, zika e chikungunya.

Pesquisadores, porém, têm questionado a possibilidade de um resultado falso positivo para pessoas que já tiveram dengue.

O diretor da empresa no Brasil, Gustavo Janaudis, no entanto, diz que a diferença no diagnóstico pode ser feita por meio da análise da concentração de cada tipo de vírus. Ele estima que o teste esteja disponível no mercado em até 30 dias.

Além dos testes que detectam anticorpos do vírus zika, a agência também aprovou neste mês o registro de um produto para diagnóstico in vitro de infecção por zika, no método PCR (que detecta o genoma do vírus). O pedido foi feito pela empresa Quibasa Química Básica.

CRF-SP vai exigir gradativamente a assistência farmacêutica na área hospitalar

Considerando a publicação da lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, o plenário do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) deliberou, em reunião plenária, a exigência gradativa da assistência farmacêutica na área hospitalar e similares até que todas contem com a presença de farmacêutico durante todo o período de funcionamento.

O SINDHOSP divulga o ofício encaminhado a todos os hospitais do Estado de São Paulo pelo CRF-SP.

Acesse aqui íntegra do documento do CRF-SP.

IEPAS amplia programação de eventos durante Hospitalar 2016

SINDHOSP, Confederação Nacional de Saúde (CNS) e Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços em Saúde (Fenaess) estão nos preparativos para a realização de mais uma edição dos já tradicionais Congressos de Gestão, organizados há três anos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS).

Este ano, serão dois congressos: o 11º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde e 10º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, realizados em 18 e 19 de maio. Para o presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, a realização dos eventos em paralelo à segunda maior feira de saúde do mundo e a maior das Américas alia conhecimento e negócio, o que é muito benéfico aos participantes.

O IEPAS investe ainda, pelo segundo ano consecutivo, na realização do Fórum de Empreendedorismo e Startups, que terá como tema “A internet das coisas” e será realizado em 20 de maio. A iniciativa é uma parceria com Instituto de Tecnologia de Software (ITS).

O conteúdo programático de todas as iniciativas está em fase final de elaboração. As entidades também confirmam que o Projeto VIP será repetido na edição 2016 da feira, em parceria com a Hospitalar Feira e Fórum. Em 2015, associados da FEHOESP e seus sindicatos filiados tiveram acesso exclusivo e antecipado ao pavilhão do Expo Center Norte, a fim de visitar fornecedores de interesse.

Mais informações, em breve, no site do IEPAS: www.iepas.org.br

Anahp e Cremesp assinam protocolo de intenções

O presidente do Conselho da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Bráulio Luna Filho assinaram, no dia 12 de fevereiro, um Protocolo de Intenções – que tem por objetivo o incentivo para implementação do certificado de participação ou aprovação no “Exame do Cremesp” como elemento balizador de contratação e valorização dos médicos no âmbito dos hospitais membros da Anahp.

O Exame do Cremesp, que existe desde 2005, é uma prova de conhecimentos médicos que serve como instrumento de avaliação da formação dos profissionais médicos recém-formados.

Na ocasião, Eduardo Amaro, membro do Conselho da Anahp e Roberto Lofti Júnior, Tesoureiro do Cremesp também estavam presentes.

De acordo com Balestrin, esta iniciativa reforça a missão da Associação – de promover a qualidade médico-hospitalar no Brasil. “Temos que ser guardiões de uma medicina focada na qualidade. Dessa forma, nada melhor como a união de esforços em busca de um mesmo propósito”, comenta.