9 de maio de 2016

Público pode consultar planos de saúde antes de contratar

Consumidores interessados em adquirir um plano de saúde podem agora consultar no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a lista de todos os produtos disponíveis no mercado e suas principais características. A ANS mantém uma busca online detalhada, com dados inéditos, que facilita a pesquisa e ajuda na escolha do plano que será contratado.

São duas modalidades de consulta possíveis: por operadora e por plano. Na primeira, o interessado pode escolher a operadora que deseja pesquisar usando, para isso, o número de registro, a razão social, o CNPJ ou o nome fantasia da empresa. Caso o internauta não saiba nenhum desses dados, ele pode fazer a pesquisa utilizando a lista completa de todas as operadoras com registro ativo que é disponibilizada nesta mesma página.

Ao selecionar a operadora, é mostrada a quantidade de planos novos e antigos, ou seja, os que não são adaptados à lei nº 9.656; a quantidade de planos liberados para comercialização ou com comercialização suspensa; e a lista de todos os planos ativos da operadora – inclusive os que já não são mais comercializados, mas que possuem beneficiários. Cada plano é apresentado em detalhes de acordo com as suas características – por tipo de atendimento, por tipo de contratação, por abrangência geográfica e status da comercialização (se liberada ou suspensa).

Na busca por plano, o consumidor pode consultar individualmente o produto que deseja, inserindo o número de registro ou usando um campo de pesquisa que pode ser preenchido com pelo menos duas das seguintes informações: nome do plano, status de comercialização, tipo de contratação, cobertura e abrangência. Neste campo também é possível acessar a lista completa de planos de saúde comercializados por uma operadora. Além das informações detalhadas do produto, a página mostra, em um mapa interativo, quais são os estados e municípios em que o plano tem cobertura.

É possível pesquisar, por exemplo, quantos e quais são os planos de saúde individuais/familiares existentes no mercado e os locais de cobertura. São informações relevantes tanto para quem já tem plano e deseja verificar se o contrato está sendo cumprido pela operadora, segundo as características do produto, bem como para novos consumidores, que poderão utilizar a ferramenta para pesquisar qual o produto mais adequado para atender à sua necessidade.

SINDHOSP e FEHOESP concluem reforma de suas sedes

No dia 5 de maio, a FEHOESP e o SINDHOSP reinauguraram mais um andar das suas instalações, localizadas na região central da capital paulista.

A entrega do 13º, localizado à Rua Vinbte e Quatro de Maio, 208, conclui a modernização dos espaços físicos das entidades – incluindo o IEPAS –, em um processo que teve início em 2014 e contou com a reforma de outros dois andares (9º e 14º).

No local, passam a funcionar os departamentos de Cadastro, Arrecadação, de Saúde Suplementar e de Operações Regionais. Além disso, também foi reformulado o auditório, que a partir de agora receberá com maior conforto eventos e seus convidados.

“Graças ao esforço de todo mundo, hoje nós podemos dizer que realmente trabalhamos juntos e que somos uma equipe que transcende a este grupo que está aqui, porque atuamos em todo o Estado”, destacou Yussif Ali Mere Junior, presidente da Federação e do Sindicato.

Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor das entidades, também agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “A vontade de fazer nos levou a construir tudo isso juntos. Estamos com uma infraestrutura pronta e agora só depende de nós”, disse. Também discursou na ocasião o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério.

Para comemorar o término das obras, após a cerimônia de inauguração foi realizado um coquetel que reuniu diretoria, líderes e demais colaboradores das três entidades.

Com a entrega, ainda, está sendo cumprido mais um compromisso desta gestão da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS na melhoria de sua estrutura, a fim de aprimorar a representatividade perante a categoria da saúde.