1 de junho de 2020

Nova diretoria do SindHosp toma posse

A nova diretoria do SindHosp assumiu a direção da entidade dia 1º de junho de 2020 para o triênio 2020-2023, tendo como presidente o médico Francisco Balestrin. O objetivo da nova administração é desenvolver e implantar o sindicalismo associativo, unindo a experiência de 82 anos do Sindicato ao formato de relacionamento das entidades associativas da área da saúde. A cerimônia de posse foi realizada pela internet, com transmissão aos colaboradores da entidade.

Na opinião do novo presidente, a ideia é transformar a entidade em um benchmark na área de representatividade institucional. “Creio que o sindicalismo vive um momento de transformação, após a mudança da legislação trabalhista, em 2017. Vamos nos reinventar e tentar ser um exemplo de sindicalismo associativo para todo o país. E quando falo isso, falo em fazermos mais. Desempenhar as atividades sindicais como o SindHosp sempre fez e trazer novas iniciativas, hoje desenvolvidas pelas associações”, destaca. O SindHosp é o maior sindicato patronal da área da saúde da América Latina e representa atualmente cerca de 50 mil serviços de saúde.

Francisco Balestrin já atuou como presidente de entidades como IHF(International Hospital Federation) e Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados). Preside o Conselho de Administração do CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde) e participa do COMSAÚDE (Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da FIESP).

A nova diretoria irá implementar mudanças para buscar a adesão dos estabelecimentos de saúde, criando um sentimento de pertencimento. "Teremos mais serviços, produtos e oportunidades para oferecer, pois vamos atuar com o mundo sindical e o associativo ao mesmo tempo e, dessa forma, dar aos empresários e gestores maior representatividade e um real empoderamento. Queremos que o SindHosp seja uma entidade ainda mais importante para o mercado, que seja referência para a sociedade paulista, brasileira e para as autoridades do setor”, destaca Balestrin.

O médico Yussif Ali Mere Jr deixa a presidência do SindHosp, mas continua na presidência da FEHOESP – Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo e integra também a nova diretoria.

SindHosp – Triênio 2020-2023

Ricardo Nascimento Teixeira Mendes
Yussif Ali Mere Junior

Prorrogada CCT Saúde Campinas 2019/2020

O departamento jurídico do SindHosp informa que, em vista das ordens de restrição de circulação em razão da pandemia de COVID-19, as negociações coletivas para a data base 1º de junho de 2020 se encontram prejudicadas, dada a impossibilidade de realização das assembleias para deliberação da categoria.

Diante disso, o Sindicato e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região, firmaram Termo de Prorrogação das cláusulas sociais da CCT 2019/2020, pelo prazo de 90 (noventa) dias.

Prorrogada CCT Saúde Rio Claro 2019/2020

Diante disso, o Sindicato e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Claro e Região, firmaram Termo de Prorrogação das cláusulas sociais da CCT 2019/2020, pelo prazo de 60 (sessenta) dias.

A inflação do período maio de 2019 a abril de 2020 ficou em 2,46%, sendo que as empresas que desejarem conceder antecipação, deverão observar o limite do INPC, lançando na folha de pagamento como antecipação de reajuste salarial, data-base maio de 2020.

O mesmo índice utilizado para reajuste salarial pode ser aplicado nos pisos salariais e demais verbas em Real constantes da convenção coletiva, sempre a critério do empregador.

Pesquisa mostra que médicos estão apreensivos com pandemia

Pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina (APM) com 2.808 profissionais médicos mostra que 55,5% deles estão atendendo pacientes com Covid-19, mas apenas 22,3% se sentem plenamente capacitados para lidar com esses casos.

Na maiora das situações, as atualizações sobre protocolos e diretrizes sobre a enfermidade são feitas diretamente de pesquisas por esses profissionais na literatura médica (61,5%), por meio de associações médicas (38%) ou dos hospitais privados (38,5%) e, segundo eles, ajudam mais do que o Ministério da Saúde.

A maioria dos profissinais  (63%) afirma que a rotina de atendimento aos pacientes com coronavírus e sua percepção não condizem com os números oficiais que são divulgados pelas autoridades de saúde.

O estudo ainda traz a opinião dos médicos sobre receio de perder renda nos próximo meses, as principais deficiências encontradas no local de trabalho para combater a pandemia e o clima do ambiente de trabalho.

Acesse a pesquisa completa AQUI.

SES abre processo emergencial para contratar profissionais de saúde

São 275 vagas no total, distribuídas nas seguintes áreas:

– Agente Técnico de Assistência à Saúde (biologista, biomédico e farmacêutico-bioquímico para trabalhar em Vigilância em Saúde) – 61 vagas

– Agente Técnico de Assistência à Saúde (Físico) – 1 vaga

– Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico) – 13 vagas

– Auxiliar de Laboratório – 24 vagas

– Enfermeiro – 64 vagas

– Médico I (atuação em Vigilância em Saúde) –  50 vagas

– Oficial de Saúde – 33 vagas

– Técnico de Laboratório – 29 vagas

Inscrições e o edital estão no site: www.zambini.org.br

SindHosp e Sindicato de Saúde de Rio Claro prorrogam CCT 2019/2020

O SindHosp e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Claro e Região ajustaram a prorrogação pelo prazo de 60 (sessenta) dias das cláusulas sociais pactuadas na Convenção Coletiva de Trabalho de 2019, até que as negociações coletivas para a data-base 1º de maio de 2020 sejam retomadas,  por causa da inviabilidade de realização de AGE neste momento, tendo em vista a pandemia de Coronavírus-Covid-19 instalada no País.

Fica assegurada a data-base, 1º de maio, da categoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores.

Confira a Íntegra do Comunicado AQUI.