Congresso da FBAH debate segurança do paciente

Evento ocorreu no último dia da 21ª Hospitalar

Compartilhar artigo

No segundo dia do Congresso de Qualidade e Segurança, realizado na manhã desta sexta-feira (23), dentro da programação do 37º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, promovido pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), durante a 21ª Hospitalar Feira+Fórum, no Expo Center Norte, em São Paulo, a segurança do paciente foi o destaque.
 
Na conferência que tratou do tema, a especialista em Regulação e Vigilância e superintendente de Serviços de Saúde e Gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SSNVS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/Ministério da Saúde, Doriane Patrícia Ferraz de Souza Pompeu, explicou os objetivos específicos do programa de segurança do paciente. Ela destacou quanto é importante promover e apoiar a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da gestão de riscos, bem como envolver a família e o paciente nesse processo e ampliar o acesso da sociedade a essas informações. 
 
A especialista também destacou a importância da RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, da Anvisa, que  obrigou os hospitais e demais serviços de saúde, públicos e particulares, a implantar um Núcleo de Segurança do Paciente. “Neste quase um ano evoluímos muito. Foi um grande passo para melhorar a comunicação entre os profissionais, na identificação do paciente e na questão da qualidade do tratamento e do atendimento. O foco tem que ser não causar dano”, finalizou.
 
O debate foi moderado pelo professor da Universidade Federal de Goiás Fernando Passos Cupertino de Barros.
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top