Consultar notas fiscais com frequência auxilia na gestão do negócio

Saiba como

Com as notas fiscais eletrônicas, a consulta a esses documentos ficou muito mais fácil. Hoje em dia, é possível encontrar no portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) todas as notas que foram emitidas para a sua empresa, de maneira gratuita.

Mas, por que acompanhar a emissão de notas é importante?

A Nota Fiscal é um documento obrigatório que oficializa e descreve transações de compra, venda e prestação de serviços, e devem ser emitidas por todas as empresas.

Analisá-las com frequência aumenta a eficiência das operações da empresa. Confira:

– A consulta das notas fiscais eletrônicas permite centralizar processos de faturamento, mesmo nos casos em que as companhias possuem filiais em outros estados. É possível direcionar os processos para a sede, reduzindo o número de colaboradores no setor e tributos trabalhistas sem que o negócio perca sua eficiência.

– Ainda permite que seu negócio fique protegido de notas frias, ou seja, aquelas notas emitidas para uma empresa, sem que a mesma tenha feita a compra de algum produto ou sequer tenha conhecimento da operação. Normalmente as empresas não ficam sabendo dessas notas e posteriormente podem ser questionadas pelo fisco sobre o motivo de não terem escriturado tais notas e pago os devidos impostos, podendo acarretar até em multas.

– O gestor também fica sabendo sobre as notas canceladas e assim consegue avaliar a situação, sem correr o risco de escriturar notas incorretas e pode entrar em contato com o emissor caso acredite que tenha havido algum engano.

– O planejamento com a logística ganha força, uma vez que é possível se antecipar na questão das entregas, principalmente no contato prévio com o cliente para que este possa preparar o  local de descarga e armazenamento dos produtos.

– As notas fiscais eletrônicas contém muito mais informações do que podemos ver na nota impressa. Usando as ferramentas certas, é possível gerar relatórios extremamente poderosos, sem depender de entrada manual de dados, baseados na análise automática dos documentos.

Existem ainda ferramentas para automação de consultas de NFes direto da Sefaz, sem depender de ações manuais, o que acelera ainda mais a gestão de diversas áreas de seu negócio.