Incor chega a mil transplantes de coração e pulmão

Essa marca corresponde a 40% do total do Estado de SP

Compartilhar artigo

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (InCor) superou a marca de mil transplantes realizados desde 1985, quando começou a fazer cirurgias desse tipo. Ao longo desses 31 anos, foram 1.080 transplantes. O Sistema Único de Saúde realizou 95% dos transplantes.
 
Segundo o balanço divulgado dia 1º de agosto pelo InCor, do total de procedimentos realizados nessas três décadas pelo Instituto, 564 foram transplantes de coração em adultos, 230 de coração em crianças e 286 transplantes de pulmão. Essa marca corresponde a 40% de todos os transplantes de coração realizados no Estado de São Paulo. Somente neste ano, foram realizados no InCor 22 transplantes de coração, 21 de pulmão e seis de coração infantil.
 
O presidente do conselho diretor do InCor, Roberto Kalil Filho, destacou que a organização das equipes de transplante em um novo modelo de gestão tem permitido ao instituto ampliar a quantidade de transplantes realizados. “Ao reunir num mesmo processo de gestão todas as equipes – cirúrgica, clínica e multiprofissional de transplantes de coração adulto e infantil e de pulmão, o Núcleo [de Transplantes do InCor] otimizou recursos, deu sinergia ao trabalho dos grupos e melhorou indicadores importantes, como o da taxa de mortalidade no pós‐cirúrgico imediato.”
 
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da divulgação dos dados e ressaltou que o ministério tem feito campanhas para incentivar os brasileiros a doar órgãos. “É fundamental dar oportunidade para que pessoas continuem vivendo. A doação de órgãos é uma decisão que gratifica as famílias que tomam essa medida. Portanto, eu faço esse apelo para que todos, quando tiverem a oportunidade de decisão, decidam por doar órgãos.”
 
Ricardo Barros também afirmou que o orçamento do Ministério da Saúde para este ano será suficiente para garantir políticas e ações como o transplante de órgãos. “Nós conseguimos descontingenciar R$ 5 bilhões e 600 [milhões] que estavam contingenciados no início do ano. O governo tem dado prioridade à saúde. Nossa gestão está fazendo economia significativa, e esses recursos serão suficientes para fazer mais atendimentos, com mais qualidade, com os recursos que já temos.” De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2015, o instituto recebeu do governo federal R$ 81,4 milhões para o custeio dos transplantes de órgãos, tecidos e células.
 
Em junho, o presidente em exercício, Michel Temer, determinou à Aeronáutica que mantenha permanentemente um avião para o transporte de órgãos destinados a transplantes. Essa aeronave da Força Aérea Brasileira pode ser usada também no transporte de pacientes que precisem se deslocar para receber órgãos e tecidos.
 
Transplantes no Brasil
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é a instância responsável pelo controle e monitoramento dos transplantes de órgãos, tecidos e partes do corpo humano feitos no Brasil. Esse sistema coordena desde a regulamentação, o credenciamento das equipes e hospitais que fazem as cirurgias até a logística de captação de órgãos e o acompanhamento dos pacientes transplantados. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 95% dos procedimentos de transplantes no Brasil são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso inclui os exames preparatórios, as cirurgias, o acompanhamento e medicamentos pós-transplantes pela rede pública de saúde.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top