Palestra magna com Luiz Felipe Pondé encerra Congressos de Gestão do IEPAS

Tema tratou dos limites da vida, sob o ponto de vista da medicina e da dignidade humana

Compartilhar artigo

Filósofo e escritor, Luiz Felipe Pondé fez a palestra magna de encerramento dos Congressos Brasileiros de Gestão em Saúde, dia 18 de maio, na capital paulista. O evento ocupou o principal auditório da Feira Hospitalar 2017, realizada no Expo Center Norte.

Com a presença tanto de participantes dos congressos do IEPAS quanto de visitantes da feira, já que foi aberto a todos os interessados, o evento abordou o tema “Cuidar ou curar: os limites que a medicina impõe à dignidade humana”.

Após ser apresentado pelo presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Junior, o palestrante iniciou sua apresentação destacando que discutir os limites dos tratamentos é uma nova realidade, à qual todos nós devemos nos adaptar. “O ser humano é um ser que teme a morte, existe um horror em relação a isso”, justificou.

Pondé, que também tem formação médica, relembrou de como encarava o tema em seus tempos de graduação, “uma coisa que sempre me chamou atenção nas aulas de medicina”.

A partir disso, ressaltou que “o conceito de liberdade humana vai estar cada vez mais associado com viver mais. O envelhecimento foi se tornando uma ferida à dignidade humana”.

Refletindo sobre diversos outros aspectos, sempre do ponto de vista histórico e da própria ambivalência que o tema permite, Pondé encerrou com a certeza de que este é um dos grandes dilemas do homem. “Isso não tem cura, no ponto em que estamos, devíamos ter ferramentas para interromper a vida, mas as pessoas sofrem com isso”, concluiu.

Confira, na próxima edição da Revista FEHOESP 360, a cobertura completa deste e de outros eventos realizados durante a Feira Hospitalar 2017.

 

Fonte: Da Redação
Fotos: Leandro Godoi

 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top