Norma que exige autenticação digital em exames é revogada pela Anvisa

RDC 30/2015 trata sobre a emissão de laudos laboratoriais

Compartilhar artigo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou, no último dia 12 de dezembro, a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 30/2015. A norma exige que todos os laudos laboratoriais emitidos tenham assinatura certificada digitalmente.

Tomada por unanimidade pela diretoria colegiada do órgão, a decisão se baseou em pareceres da Procuradoria e de sua área técnica, que questionaram a competência da Anvisa em exigir a autenticidade por meio de certificação. A Procuradoria destacou, inclusive, que “essa matéria já está determinada em normas de Direito Civil”.

A área técnica da agência também apontou que o próprio sistema de vigilância sanitária não vinha conseguindo realizar o trabalho de fiscalização a partir do texto da RDC 30/2015.  

“Esta decisão é fruto de um intenso trabalho realizado por diversas entidades do setor e pelo nosso Comitê de Laboratórios, que tem atuado desde 2015 na questão”, afirma Luiz Fernando Ferrari Neto, diretor da FEHOEP e coordenador do comitê.

De fato, a Federação mobilizou o setor laboratorial, governo e demais atores no sentido de discutir e tentar encontrar meios para implantar a resolução da melhor forma. Exemplos disso são uma oficina promovida pela entidade e reuniões em diversas ocasiões com o própria Anvisa.

A diretoria do órgão também aprovou uma recomendação para que seja criado um fórum, que deve reunir a agência e representantes da área a fim de aprofundar as discussões a respeito da assinatura de laudos.

 

 

Da redação

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top