Liminar do STF suspende os efeitos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho

Informativo SindHosp 026/2021

Compartilhar artigo

Informativo SindHosp 026/2021

Ref.: Liminar do STF suspende os efeitos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho, que tratava da exigência de apresentação de comprovante de vacinação e dispensa de empregado em virtude de ausência de vacinação

Prezados Senhores,

Informamos que por decisão liminar do Ministro Luis Roberto Barroso, prolatada em 12 de novembro de 2021, nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 898, estão suspensos os efeitos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho.

Entendeu o Ministro que a exigência de apresentação de comprovante de vacinação pelos empregadores e a aplicação de medidas disciplinares nos empregados que sem justificativa se recusarem a receber a vacina é atitude legítima do empregador. Ficam ressalvadas as hipóteses dos trabalhadores cuja vacinação apresentar contraindicação médica ou circunstâncias em que exista consenso científico que justifique a não aplicação da vacina, situações em que poderá ser exigida a testagem periódica dos trabalhadores.

Ficou determinado o apensamento de outras ações movidas sobre o mesmo tema (ADPF’s 900, 901 e 905), para que todas tramitem em conjunto, de maneira a evitar decisões conflitantes.

Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas no Estado de São Paulo – SINDHOSP. 
DIRETORIA
12.11.2021

Artigos Relacionados...

Convencoes Coletivas

Firmada CCT com o sindicato dos médicos de Taubaté

Informe SindHosp Jurídico nº 116-A/2024FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM SINDICATO DOSMÉDICOS DE TAUBATÉ, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024 A 31 DEAGOSTO DE 2025.Informamos que o SindHosp firmou

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top