Acreditações hospitalares garantem segurança e qualidade ao paciente

Certificação da instituição pode ajudar paciente a decidir para onde ir

Compartilhar artigo

Para o paciente, a qualidade no atendimento é um fator primordial para a escolha de um hospital. Além disso, esperam-se profissionais capacitados e processos de trabalho menos complexos, que vão da passagem pelo pronto-socorro ou do momento da internação à alta hospitalar. Para que isso aconteça, as instituições de saúde têm de trabalhar e fazer melhorias constantes em todos os seus processos de trabalho.
 
Como forma de garantir essa qualidade, cada vez mais os hospitais procuram se qualificar com o que, na área da saúde, se chama acreditação hospitalar. Para isso, existem organizações no Brasil e no mundo que promovem essas práticas e observam uma série de fatores, buscando a melhoria constante do processo de atendimento, da qualidade na assistência e da segurança dos pacientes e profissionais.
 
O processo de acreditação é voluntário, são os hospitais que decidem se submeter à avaliação e, se estiverem enquadrados nas normas e padrões propostos, recebem o certificado. 
 
Depois de receber essa certificação, os hospitais passam, periodicamente, por novas avaliações para garantir e manter o padrão de qualidade estabelecido pelas metodologias e, assim, serem recertificados. Ou seja, têm de demonstrar evolução contínua em suas práticas para conseguir manter o padrão de qualidade e a certificação.
 
De acordo com Paulo Henrique de Oliveira, gerente de Qualidade da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, “dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI) demonstram que até 17% do total de pacientes internados são vítimas de evento adverso com dano para o paciente. Sendo assim, as acreditações se apresentam como importantes ferramentas para alinhar conceitos, padronizar modelos de processos e manter o ritmo e o foco em melhorias”.
 
Oliveira ensina que escolher um hospital acreditado faz toda a diferença: “Uma instituição com acreditações faz com que a Gestão da Qualidade atue forte e continuamente em todos os processos, garantindo segurança e qualidade no atendimento”, explica. “A performance dos nossos indicadores de prevenção de infecção hospitalar, problemas relacionado a medicamento, queda intra – hospitalar, dentre outros, asseguram a evolução e maturidade dos nossos hospitais”  completa.
 
Confira algumas atividades hospitalares avaliadas na acreditação:
 
– direitos dos pacientes e familiares;
– cuidados centrado ao paciente;
– confiabilidade em laudos e exames;
– segurança na estrutura predial;
– resolubilidade assistencial;
– melhoria da qualidade no atendimento e segurança do paciente;
– prevenção e controle de infecções;
– qualificação dos profissionais.
 
Os hospitais da Rede São Camilo de São Paulo contam com as seguintes certificações:
 
Joint Commission Internacional;
– Qmentum Diamante, metodologia internacional da Accreditation Canada;
– Organização Nacional de Acreditação – Nível III;
 
Para obter as certificações, as unidades da rede passaram por um processo de avaliação com pacientes, familiares, funcionários, lideranças e alta administração.
 
 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top