ANS divulga novos dados sobre operadoras de saúde

Consumidor poderá saber sobre preço, suspensão e balanços

Compartilhar artigo

Ao buscar um plano de saúde, o consumidor poderá saber o preço médio dos produtos oferecidos por cada operadora, conferir se a empresa teve comercialização de planos suspensa e quanto está a relação entre a receita e a despesa da empresa, a chamada sinistralidade. As informações estão disponíveis na nova versão dos Dados Integrados da Qualidade Setorial, publicados nesta quinta-feira, 28, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Valem tanto para planos individuais, quanto empresariais e os por adesão.
 
"O objetivo da agência é aumentar a transparência dos dados e que os beneficiários tenham informação qualificada. É importante que os consumidores tenham mais conhecimento sobre o setor para fazer escolhas tanto na compra de um plano de saúde quanto na portabilidade", afirmou a diretora presidente substituta, Martha Oliveira. Essa é a segunda vez que a ANS publica os dados.
 
Entre as informações que podem ser consultadas estão a nota obtida pelas operadoras no Programa de Qualificação (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), e o porcentual de adimplência ao Sistema Único de Saúde – as empresas têm de ressarcir o SUS quando seus segurados são atendidos em hospitais públicos. Também há indicadores de qualidade da rede hospitalar, como a proporção de hospitais da rede da operadora que tem certificado de acreditação (quando os hospitais passaram por auditorias externas que atestam que são adotadas práticas seguras para o paciente).
 
Hoje há 1,4 mil operadoras de planos de saúde com registro ativo na ANS e 1,2 mil com beneficiários. Ao todo, são 50,8 milhões de consumidores em planos de assistência médica e 21,4 milhões em planos exclusivamente odontológicos. Em 2014, foram realizadas 56 milhões de terapias, 280,3 milhões de consultas médicas, 9,7 milhões de internações e 763 milhões de exames complementares. 

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top