Brasil é 5º em mortes associadas ao álcool no continente americano

Pesquisa foi realizada pela Opas e OMS

Compartilhar artigo

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Addiction e realizada pela Opas Organização Pan-Americana da Saúde e da OMS Organização Mundial da Saúde, uma das maiores causas de morte no continente americano tem sido o consumo de álcool. Para tristeza dos brasileiros, o País ainda ficou localizado no quinto lugar em número de mortes por esse motivo. O estudo foi baseado nas mortes em decorrência do consumo de álcool em 16 Países da América do Norte e América Latina entre o ano de 2007 a 2009.
 
O resultado mostra apenas a ponta do iceberg de um problema ainda maior, já que o consumo de bebida alcoólica também está ligada a vários tipos de problemas como, doenças do coração e cerebrovasculares, acidentes de trânsito, lesões com armas de fogo, suicídios e alguns tipos de câncer.
 
A taxa de consumo de álcool varia muito entre os países, sendo que El Salvador é o País com a taxa mais alta, registrando cerca de 27,4 em 100 mil mortes por ano, o segundo lugar fica com a Guatemala que chega a 22,3. O terceiro lugar ficou com a Nicarágua que tem o percentual de 21,3, enquanto o quarto lugar, o México chega a 17,8.
 
Conforme já mencionado, o Brasil vem em quinto lugar, o percentual de mortes por bebidas alcoólicas no País é de 12,2, um número bem superior ao de Países como Colômbia que é de 1,8, Argentina 4,0, Venezuela 5,5, Equador 5,9, Costa Rica 5,8 e no Canadá 5,7.
 
Em outros Países nos quais foram realizados os estudos foi detectado que 84% das mortes ligadas ao consumo de álcool se dá com homens. Em meio ao estudo, o fator idade também foi considerado e chegou-es ao resultado de que a grande maioria das pessoas que morrem por conta do álcool tem idade aproximada entre 50 e 69 anos nos na Argentina, Canadá, Costa Rica, Cuba, Paraguai e Estados Unidos.

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top