Certificado Internacional de Vacina agora é digital

Pedido e obtenção de documento necessário para viagens pode ser feito no site da Anvisa

Compartilhar artigo

Um trabalho conjunto entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia trouxe uma importante mudança na emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Em vez de ir pessoalmente a algum posto da agência, agora o cidadão faz o processo digitalmente. 

Antes o procedimento consistia em receber a vacina em um posto de saúde, fazer cadastro no site da Anvisa e comparecer a um posto credenciado para a emissão do certificado. Agora, após receber a imunização, basta fazer o cadastro e a própria solicitação pelo site. Após análise e aprovação, o usuário recebe uma mensagem de aviso, imprime o cartão e assina. 

Mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não fazem questão da apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem.

De acordo com a Anvisa, anualmente, são realizadas cerca de 730 mil solicitações do certificado e o Brasil é o primeiro país a oferecer um serviço online e gratuito de emissão de CIVP. 

 

Da Redação com informações Anvisa 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top