Workshop aborda as competências do futuro em um mundo policrise

Compartilhar artigo

O SindHosp realizou, no dia 25 de julho, o workshop “As Competências do Futuro em um Mundo Policrise”. Trata-se do primeiro evento atrelado ao portal de educação do Sindicato, o SindEduca. “É com muita alegria que iniciamos essa série de encontros sobre gestão, que faremos quinzenalmente sempre abordando temas que impactam no clima organizacional e nos resultados das organizações”, afirmou a diretora Executiva do SindHosp, Larissa Eloi, durante a coordenação do workshop.

O evento contou com a participação de Lísia Prado, sócia da House of Feelings, e de Anderson Cabral, consultor da Cabral e da House of Feelings. Antes de abordar o que cada palestrante trouxe de conteúdo para os gestores dos estabelecimentos representados pelo SindHosp, é importante entender o conceito da palavra “policrise”. Poli vem do grego “polys”, que traz em seu conceito a ideia de vários. Crise tem duas origens. No latim, serve para retratar o estado de caos ou incerteza; já no grego, “krísis” representa dividir ou separar. “Isso significa que a palavra crise carrega em sua essência o poder de decisão. No mundo policrise tudo acontece em ritmo acelerado e simultaneamente em todos os cantos do planeta, como os avanços tecnológicos, as pressões ambientais, guerras políticas, barreiras internacionais, entre outros pontos. Precisamos, como gestores, questionar quais os impactos dessa aceleração e transformação constantes na nossa forma de pensar e de gerir o nosso time”, sugere o consultor Anderson Cabral.

As características da geração Z, que prefere estar desempregada a infeliz no trabalho, o aumento expressivo dos casos de Bournout, as revelações recentes de problemas psicológicos por atletas de grande performance, as sequelas mentais deixadas pela pandemia de Covid-19 e decisões internacionais que impactam no dia a dia de toda a sociedade têm feito as empresas repensarem suas gestões, criando cargos e áreas até então inexistentes, como a diretoria de Saúde Mental, uma iniciativa da Ambev. “Esse contexto não é para amedrontar ninguém, pelo contrário. Com tantos desafios, precisamos desenvolver nossa capacidade de ser possibilistas e abraçarmos a incerteza. Mas não podemos nunca esquecer que os resultados só chegam através das pessoas”, lembra Cabral.

O último Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, elencou os quatro desafios da gestão na nova era: criatividade com originalidade; aprendizado ativo e autogestão; flexibilidade e adaptabilidade; e liderança e influência social. O evento também reportou as dez habilidades dos profissionais do futuro:

  1. Pensamento analítico (habilidade cognitiva)
  2. Pensamento criativo (habilidade cognitiva)
  3. Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia)
  4. Motivação e autoconhecimento (autoeficácia)
  5. Curiosidade e formação contínua
  6. Capacidade de absorção e conhecimento tecnológico (habilidade tecnológica)
  7. Confiabilidade e atenção aos detalhes (autoeficácia)
  8. Empatia e escuta ativa (trabalhar com os outros)
  9. Liderança e influência social (trabalhar com os outros)
  10. Controle de qualidade (competência de gestão)

No tempo reservado ao debate, a diretora Executiva do SindHosp, Larissa Eloi, perguntou à sócia da House of Feelings, Lísia Prado, como os gestores podem desenvolver confiança em um mudo que troca o tato pelo virtual e é recheado de fake news. “O lado emocional do ser humano não acompanha a velocidade do mundo e das transformações. Cabe às organizações ajudarem suas lideranças, que vivem sob extrema pressão. O equilíbrio é o ponto. Às vezes não temos o poder de mudar as coisas, mas temos o poder de nos adaptar”, orienta Lísia Prado.

Clique aqui e saiba mais sobre o SindEduca.

Próximo workshop acontece dia 08 de agosto

O próximo workshop do SindEduca acontece no dia 8 de agosto, das 15h às 16h30. Com o tema “Como a Tecnologia pode Transformar a Gestão da Saúde?”, o evento terá a participação de Thiago Constancio, médico, CEO e co-founder do Medportal, sob a coordenação da diretora Executiva do SindHosp, Larissa Eloi.

Clique aqui e garanta agora a sua inscrição

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top