Conecte SUS avança em todo país com a implantação da rede nacional de dados em saúde

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria Nº 1.434 que institui o Programa Conecte SUS composto pela Rede Nacional de Dados em Sa&

Compartilhar artigo

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria Nº 1.434 que institui o Programa Conecte SUS composto pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e pela Informatização da Atenção à Saúde, desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). O Conecte SUS, desde novembro de 2019, foi iniciado com o Projeto-Piloto em Alagoas. As estratégias que vão possibilitar ao cidadão saber a sua trajetória no SUS, como: quais vacinas ele tomou, os atendimentos realizados, exames, internações, medicamentos usados, além dos estabelecimentos de saúde mais próximos organizados a partir da RNDS já estão sendo ampliadas para todo o país. O resultado será uma melhor, e mais organizada, oferta dos serviços de saúde pública.

A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é uma plataforma que permitirá aos sistemas de Prontuário Eletrônico de Saúde e ou aplicativos se conectarem e trocar informações, em formato digital, de saúde de um indivíduo (após sua aprovação) ou de uma determinada população, objetivando o aprimoramento na promoção do cuidado integrado da saúde. Espera-se que, por meio da RNDS, as informações de saúde possam circular entre os profissionais de saúde envolvidos naquele caso, de forma segura e rastreável, proporcionando maior precisão no diagnóstico e consequentemente acarretando em uma maior resolutividade e continuidade do cuidado. A rede irá contribuir, também, na redução dos custos e desperdícios dos serviços em saúde.

A escalada do Conecte SUS iniciou em novembro do ano passado no estado de Alagoas escolhido para o projeto-piloto do programa, por representar as diversas especificidades que o Brasil tem. Os postos de saúde foram informatizados e as equipes capacitadas para registrar as informações na RNDS. Em janeiro, a Rede começou a ser alimentada com os dados dos usuários do SUS com informações da trajetória do paciente na rede pública.

Com a pandemia, o desenvolvimento da RNDS avançou mais rapidamente, para auxiliar no enfrentamento da COVID-19. O resultado foi a modernização do aplicativo Meu DigiSUS, que agora chama Conecte SUS Cidadão. As principais funcionalidades que já eram acessadas pelos usuários, continuam, como o acesso à caderneta de vacinas, atendimentos realizados e a oferta de medicamentos do SUS.

O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo Governo do Brasil que faz o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde, para quem precisa no momento que precisa. Quando finalizada a implementação, o cidadão terá acesso às suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, além da decisão sobre compartilhamento de seus dados em saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Artigos Relacionados...

Artigos

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão

CCT saúde
Convenções Coletivas

Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo

Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top