Congresso jurídico discute sustentabilidade do setor em SP

Com o objetivo de discutir os reflexos das decisões judiciais na sustentabilidade do setor privado de saúde, entre outros temas, a Abramge promove nesta segunda em São Paulo o

Compartilhar artigo

Com o objetivo de discutir os reflexos das decisões judiciais na sustentabilidade do setor privado de saúde, entre outros temas, a Abramge promove nesta segunda em São Paulo o seu 3o Congresso Jurídico. Na discussão sobre o que é ativismo judicial e os impactos que ele traz para o sistema de saúde privado, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, explicou que se trata de um conceito muito ambíguo importado dos Estados Unidos e que é preciso ter cuidado nessa apropriação de conceitos. "É preciso cuidado para que não se generalizar e entender como ativismo judicial tudo o que é contrário ao interesse do cidadão. Ele acontece, na verdade, quando o juiz cria direito ao sair da ordem jurídica. Se o magistrado decide dentro de uma margem razoável de escolha, não se pode falar em ativismo", explicou.

De acordo com o ministro, a importância política de cada poder precisa ser respeitada. "A judicialização tomou corpo na área da saúde fazendo o judiciário atuar como complemento de políticas públicas que cabem ao executivo, avançando até mesmo na execução dessas polícias com o uso de liminares e antecipações de tutelas", advertiu.

Para evitar que a situação se agrave, é necessário que os juízes sejam munidos de informações técnicas. É o que explicou Luciana da Veiga Oliveira, juíza do Tribunal Federal da 4a Região. "A judicialização cresceu 130% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça. Se antes as demandas eram por falhas na gestão, pleiteando direitos que não era atendidos, hoje o perfil é de pedir na justiça a exceção, o que não está em contratos, principalmente para doenças raras e para a área de Oncologia", explicou ela.

De acordo com a juíza, essa mudança exige que os juízes sempre levem em conta a coletividade nas suas decisões para evitar um colapso financeiro em municípios, Estados e na União, que ficam impossibilitados de arcar com as despesas individuais. "Há dificuldade de entender o que é integralidade. O direito constitucional de tratamento existe, mas tem um limite fático e financeiro", concluiu.

Entre as opções para auxiliar juízes em suas decisões, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, conselheiro do CNJ e supervisor do Fórum Nacional de Saúde do CNJ destacou a atuação dos Núcleos.

De Apoio Técnico (NAJs) criados pela Resolução 238 de 2016 formados por médicos, agências reguladoras, magistrados federais e estaduais, defensores e promotores públicos. "Eles atuam conforme a necessidade de casa Estado trazendo conhecimento técnico e científico para balizar as decisões judiciais e cada vez mais funcionam porque a magistratura vem se convencendo de sua importância", destacou.

 

 

Por Eleni Trindade

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top