David Uip critica educação médica atual: sem menor condição

David Uip, secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, criticou duramente a atual formação médica. "Há lugares sem a menor condi&ccedi

Compartilhar artigo

David Uip, secretário estadual de Saúde do Estado de São Paulo, criticou duramente a atual formação médica. "Há lugares sem a menor condição de ter uma faculdade de medicina", disse durante abertura do 4o Fórum A Saúde do Brasil, realizado em 27 de março pelo jornal Folha de S. Paulo.

Uip comparou o excesso de cursos oferecidos à corrupção do Brasil. "Sabemos que se não formos honestos a corrupção oferece opções muito melhores do que nossos salários. Eu trago isso para a realidade da educação médica atual. Com tantas faculdades de medicina abrindo, por onde andam os docentes que vão formar esses alunos? A conta não bate".

Ele citou as cidades de Cubatão e Mauá, que vivem uma crise na saúde. "Cidades que não tem hospitais ou que enfrentam dificuldades enormes, como pode ter uma faculdade ali? Qual é a qualidade do ensino que será ofertado?", explicou.

O secretário abordou também os principais temas que aflingem o setor, como a judicialização, o desperdício de materiais e a centralização de compras entre hospitais.

Concluiu o discurso afirmando que "não estava fazendo um desabafo, mas sim trazendo a conscientização de alguém que não perdeu a esperança de que as coisas podem mudar".

 

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Artigos

TEA exige debates e soluções consensuais

Nos últimos meses, reportagens e artigos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ocupar com frequência os noticiários. Os motivos oscilam entre os direitos dessas pessoas, a dificuldade

CATS

CATS discute modernização trabalhista e desafios da saúde

A Câmara de Assuntos Trabalhistas e Sindicais (CATS) teve participação especial da advogada Luciana Freire Kurtz, assessora jurídica do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Profissional com

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top