Debate sobre o futuro da saúde suplementar

Especialistas palestraram na FGV

Compartilhar artigo

Na noite de quarta-feira (27/08) foi realizado, com apoio institucional do SINDHOSP e da FEHOESP, o debate “Quais as perspectivas dará as operadoras de planos de saúde?”, no 19º Semestre de Debates GVSaúde, realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
 
O moderador do debate foi Walter Cintra Ferreira Junior, médico e mestre em Administração de Empresas, que abriu o evento destacando o crescimento do setor: “a receita bruta das operadoras de saúde chegou a R$ 110 bilhões em 2013”, afirmou.
 
Em seguida o professor da FGV nas Escolas de Administração (EAESP) e Direito (Direito GV), Arthur Barrionuevo Filho, apresentou o tema “Poder de mercado e eficiência em fusões e aquisições nos setores de saúde suplementar”.
 
Ele discorreu sobre sua experiência como ex-Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ressaltando a importância de as empresas serem eficientes. Segundo o professor, no caso da saúde, são três os principais fatores levados em consideração pelo órgão do governo federal para decidir sobre fusões e aquisições: A) definição de quem é a concorrência; B) faixa da população atendida pela empresa e; C) região geográfica de atendimento, geralmente determinada por município. A partir desses dados, verifica-se se há concentração de mercado.
 
Barrionuevo afirma que, em médio prazo, o número de operadoras de saúde deve ser reduzido, concentrando-se nos principais players do mercado.
 
A segunda palestra foi proferida por Marcelo Marques Moreira Filho, do Grupo Notre Dame Intermédica e sócio da Setter Investimentos e Participações Ltda. Ele foi membro do conselho de administração da Diagnósticos da América (DASA).
 
O executivo ressaltou que o Brasil é o segundo maior mercado em todo o mundo para planos de saúde, perdendo apenas para os Estados Unidos. “Chegamos a 50 milhões de usuários de planos no País, o que representa um quarto da população”, afirma. 
 
Segundo Moreira, os principais entraves para o setor são a escassez de médicos e  pressão constante dos custos, que estão acima da inflação: “a inflação médica em 2013 ficou em 17%, muito acima da inflação oficial, que foi de aproximadamente 6%”, conta.
 
Para finalizar a palestra, o executivo mostrou um caso de sucesso, provando a redução de custos com a utilização da medicina preventiva, ação realizada pela Notre Dame Intermédica.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top