Em pouco tempo não teremos saúde suplementar

Solange Mendes fala sobre redução de gastos

Solange Mendes, presidente da Fenasaúde, abordou a regulamentação e regulação nas operadoras de saúde durante o painel "O que mudou depois da máfia das próteses", do Fórum A Saúde do Brasil, realizado pela Folha de S. Paulo.

"Nós operadoras temos muita transparência sim, mas acho impressionante falar que o setor seja regulado quando essa responsabilidade caiu somente para os planos de saúde. Hoje basicamente a regulação controla preço", explicou. "Em pouco tempo não teremos mais saúde suplementar, a não ser que o poder público monte uma loteria".

Para a presidente, o aumento nos custos de procedimentos e produtos calha também com a má formação profissional dos médicos.

"Maus profissionais devem ser afastados. A operadora é quem dá o financiamento da saúde para o beneficiário, mas a responsabilidade é total do médico. É urgente reduzir custo e também investir na formação humanística e comportamental do profissional".

Ela defende fóruns de discussão mais imediatos. "As operadoras que represento tem trabalhado muito. A regulação da agência, assistencial, de solvência, ela é intensa".

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi

TEA exige debates e soluções consensuais

Nos últimos meses, reportagens e artigos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ocupar com frequência os noticiários. Os motivos oscilam entre os direitos dessas pessoas, a dificuldade