A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza em seu portal na internet desde segunda-feira (2/5) uma nova ferramenta para consulta aos dados do setor. A Sala de Situação é um painel interativo que apresenta tanto uma visão global como um panorama individualizado das operadoras de planos de saúde em atividade. Com isso, consumidores, atores do mercado, gestores e demais interessados em obter informações relacionadas à saúde suplementar ganham um instrumento mais completo e de fácil acesso, que permite consultas a dados atualizados mensalmente pela ANS.
“A disponibilização desta ferramenta faz parte da política de transparência da Agência e tem relação direta com a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde. É fruto de um grande esforço que temos feito para desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de geração e divulgação de informações a fim de disponibilizá-las de forma cada vez mais qualificada ao seu público-alvo”, destaca a diretora de Desenvolvimento Setorial, Martha Oliveira.
A novidade traz diversos ganhos em relação às demais ferramentas de consulta já disponíveis no portal da ANS: mais agilidade na obtenção de informações do setor – os dados gerais podem ser obtidos em apenas um clique, ao abrir a Sala; maior frequência de atualização, com regularidade mensal para a maioria das informações; panorama individualizado completo das operadoras, com disponibilização de diversas características da carteira; possibilidade de realização de consultas de acordo com segmentações específicas; entre outras melhorias.
A Sala de Situação possui duas áreas de consulta: setor e operadoras. Em “setor”, o internauta tem acesso a um painel com informações gerais sobre a quantidade de beneficiários, de operadoras e de planos disponíveis no mercado, o número de reclamações e informações efetuadas pelos consumidores junto à ANS e receitas e despesas setor. A consulta pode ser customizada por segmentação do plano (assistência médica ou odontológica), por modalidade da operadora e por Unidade Federativa (segundo o estado de residência do beneficiário).
Em “operadoras”, é possível fazer um busca individualizada para obter informações específicas sobre determinada empresa. Para isso, o internauta tem à disposição três abas: uma página de resumo, que oferece um panorama geral da operadora, com número de beneficiários, receita, percentual de idosos, adimplência em relação ao ressarcimento, número de reclamações recebidas e participação em programas de conformidade regulatória e de qualificação; uma aba que detalha a composição da carteira – com dados do perfil de beneficiários da empresa, incluindo idade média, percentual de idosos e distribuição por faixa etária; e uma aba em que é possível consultar dados específicos do ressarcimento ao SUS, como o índice de efetivo pagamento da operadora, o número de atendimentos identificados, cobrados e pagos.
A ferramenta também possui recursos visuais – mapas e gráficos – que possibilitam melhor visualização e comparação dos dados disponibilizados.
Evolução do setor – Os dados sobre evolução de beneficiários de planos de saúde relativos a março de 2016 já estão disponíveis para consulta. No período, houve pequena queda no número de vínculos em relação a dezembro de 2015: o setor registrou 48.824.150 beneficiários em planos de assistência médica e 21.685.783 em planos exclusivamente odontológicos. No trimestre anterior, havia 49.441.541 beneficiários em planos de assistência médica e 21.960.128 em planos de assistência odontológica. Em março, o setor apresentou 1.320 operadoras com registro ativo, sendo 1.125 com beneficiários.
Confira, na tabela abaixo, o número de beneficiários por tipo de contratação do plano e a variação, por trimestre, desde março de 2015:
Outras ferramentas disponíveis – A Sala de Situação está hospedada na seção “Perfil do Setor”, dentro de “Dados e Indicadores do Setor”, uma área específica do portal da ANS destinada a agrupar informações detalhadas da saúde suplementar. Ela se soma às demais ferramentas de informação disponíveis no site: Tabnet, Dados Consolidados da Saúde Suplementar, Caderno de Informações e Dados Gerais.
Confira as particularidades de cada ferramenta:
• Tabnet: Desenvolvido pelo Datasus/MS, possibilita a tabulação dos dados dos diversos sistemas de informação da ANS. Estão disponíveis consultas sobre beneficiários, operadoras, planos de saúde, ressarcimento ao SUS e demandas do consumidor (reclamações e informações), que, customizados, geram resultados que podem ser utilizados em tabuladores como Excel ou Tabwin. É possível obter o histórico desde de março de 2000, em intervalos de atualização trimestral (março, junho, setembro e dezembro).
• Dados Consolidados da Saúde Suplementar: Documento em formato Power Point, disponível para download, que consolida, em tabelas e gráficos elaborados pelas área técnica da ANS, os principais números relativos a beneficiários e operadoras. As informações são padronizadas e atualizadas trimestralmente.
• Dados Gerais: Tabelas e mapas contendo o comparativo anual do número de beneficiários e de operadoras, receitas e despesas das empresas e taxa de cobertura dos planos de saúde. A atualização é trimestral.
• Caderno de Informações da Saúde Suplementar: Publicação virtual, atualizada trimestralmente, contendo séries históricas e análises de dados do setor: beneficiários, operadoras e planos de saúde, rede de serviços de saúde, demandas dos consumidores e ações fiscalizatórias, aspectos macroeconômicos, índices de pre&c
Artigos Relacionados...
Artigos
Desejos para a saúde em 2025
Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de ciclo. Estes momentos de reflexão
Ana Paula
dezembro 20, 2024
Convenções Coletivas
Firmada CCT com Sindicato dos Médicos de São Paulo
Informe SindHosp Jurídico nº 125-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE SÃO PAULO – SIMESP, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE 2024A 31 DE AGOSTO DE
Giuliano Agmont
dezembro 18, 2024