Fiocruz amplia parceria com Instituto Pasteur e USP

Novas unidades ficarão em São Paulo e no Rio de Janeiro

Compartilhar artigo

O presidente do Instituto Pasteur, de Paris, Christian Bréchot, estima que em até três anos estarão em funcionamento as duas unidades brasileiras da organização, uma em São Paulo e outra no Rio. Em 8 de junho ele assinou parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP) para instalar as "plataformas técnico-científico-educacionais", com laboratórios e polos de pesquisa de modo a aproveitar as competências de cada instituição.
 
Referência mundial em pesquisa científica desde o século 19 – seus pesquisadores foram os primeiros a isolar o vírus HIV, em 1983 -, o Pasteur contará com a capacidade em medicina aplicada da Fiocruz e a excelência em educação da USP. Hoje, o instituto está em 26 países, mas só dois na América do Sul: Uruguai e Guiana Francesa. "Estamos vindo para o Brasil porque é um país com muitos desafios, mas também muita força nas áreas da saúde pública e pesquisa. Nossa estratégia sempre pressupôs não ficar só na França", disse.
 
As áreas preferenciais das pesquisas no Brasil serão doenças como dengue, malária, chikungunya e leishmaniose. Além de Rio e São Paulo, equipes deverão ser alocadas na unidade da Fiocruz em Porto Velho (RO).
 
As instalações na USP deverão estar funcionando em um ano, calcula o vice-reitor, Vahan Agopyan. Ficarão em uma área de cinco mil metros quadrados no câmpus do Butantã, e já estão em fase de desenvolvimento de projeto.
 
"Esse é um momento histórico. Três instituições de perfis distintos e complementares estão se unindo. É importante conseguirmos projetos conjuntos de longo prazo", afirmou o vice-reitor. O acordo estimula que pesquisadores brasileiros e franceses estreitem laços que alarguem seus
Estudos.
 
Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o plano de negócios que colocará em prática o braço brasileiro do Instituto Pasteur estará pronto até o fim do ano, e a iniciativa, que tem como objetivo final a melhoria da saúde da população brasileira, contará com apoio de agências de fomento federais e estaduais, como a Fapesp, a Faperj e a Finep, e também do Ministério da Saúde. Além das doenças infecciosas, a bioinformática e as neurociências estarão no foco.
 
A Fiocruz é a única instituição brasileira associada à rede de centros de pesquisa do Instituto Pasteur e já existe uma colaboração nas áreas de imunologia e entomologia. As duas instituições têm ações de cooperação há um século. O sanitarista Oswaldo Cruz, criador do Instituto Soroterápico Federal (que futuramente levaria seu nome) em 1900, estudou no Pasteur, aberto 12 anos antes.
 

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Siga nas mídias sociais

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

error: Conteúdo protegido
Scroll to Top