Instituto Sírio-Libanês promove curso de aprimoramento em medicina intensiva

Curso oferece aprendizado prático na área

Entender a monitorização hemodinâmica, ajustar o ventilador mecânico de um paciente grave e realizar a punção de acesso venoso central. Estas são algumas das aptidões necessárias em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e que tem aumentado o número de médicos, acadêmicos e residentes em medicina que buscam o aprimoramento na área. Atento às necessidades no setor de saúde, o Instituto Sírio- Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HS) promove no mês nos dias 17 e 18 de junho, a 8a edição do curso de habilidades práticas em medicina intensiva.

“São profissionais de várias regiões do país que têm a necessidade de saber como atuar em uma UTI, ou que buscam se aperfeiçoar na medicina intensiva, uma especialidade que vem crescendo com os avanços da tecnologia hospitalar, somada às mudanças dos perfis das doenças e dos pacientes, bem como com o envelhecimento da população”, afirma Luciano Azevedo, médico intensivista e coordenador do curso.

“Os destaques deste curso são o corpo docente referência na área, uma aprendizagem de forma prática e a interação do aluno com os procedimentos e habilidades necessárias para realizar as atividades em UTI”, completa o José Paulo Ladeira que também atua na área de medicina intensiva e na coordenação.

Entre os temas que serão abordados nos dois dias de curso está também o de “Comunicação de doenças graves”, na qual os alunos discutirão o tema com o instrutor, e observarão a interação dele com um ator. Posteriormente, os alunos terão interação direta com o ator. “Esta forma realista de mostrar como agir é que faz o diferencial do curso”, finaliza o Azevedo.

Evento: Curso de Habilidades Práticas em Medicina Intensiva
Data: 17 e 18 de junho
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP