IN$truir comemora um ano com workshop aos associados

Evento reuniu profissionais para debate contábil

O Projeto IN$truir, que tem como objetivo orientar os associados e contribuintes pagantes sobre as principais atividades da área de contabilidade através de um plantão de dúvidas completou um ano neste mês de novembro e, para celebrar as atividades, realizou, em 17 de novembro, o workshop instrutivo “Planejamento e Estratégias de Recuperação Tributária para a Área da Saúde”.  O evento contou com uma palestra instrutiva e um talk show onde foram abordados temas como PIS/COFINS, contribuições previdenciárias, FGTS, sistema de glosas e outros temas pertinentes ao setor.

Para Marcelo Gratão, gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS) – responsável pela organização do evento, as leis tributárias e fiscais são as que mais mudam no país, causando confusão nos empresários e empreendedores na hora de montar seu negócio. “As dúvidas mais comuns são a respeito da opção por lucro real ou presumido, impostos e alíquota tributária para cada um desses perfis de resultado”, afirma. “Outro ponto de discussão são as possibilidades de sociedade, se a empresa terá capital aberto ou fechado e como pagar menos impostos para alcançar maiores resultados. Pensando nisso, porque não estudar um pouco melhor e contar com o auxílio de um profissional capacitado?”

A palestra se dividiu em dois temas: recuperação tributária na saúde; lucro real x lucro presumido x simples nacional. Alessandro Barreto Borges, advogado da Benício Associados, parceira do projeto, e Massao Hashimoto, consultor contábil do IN$truir, o bate-papo expuseram os problemas mais pertinentes do setor, deixando em aberto a participação dos presentes para dúvidas e questionamentos. “Parabenizamos a iniciativa da FEHOESP e do SINDHOSP em levar a seu contribuinte e associado um serviço tão importante como este. Na saúde é ainda mais difícil tratar os assuntos contábeis e a cada dia surgem novas regras, novos problemas e novas maneiras de se tratar um mesmo parecer”, explicou Barreto.

“Com a chegada do fim de mais um ano, período mais complicado para as organizações, ocorre um aumento de dúvidas, principalmente sobre aderir ao não ao regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às micro e pequenas empresas e como fazer isso”, disse Hashimoto. “O nosso papel no auxílio ao empreendedor é quase uma questão de reflexão: pensar hoje para nos preparamos para o que vem no futuro”, complementa.

O IN$truir começou como um projeto-piloto, em novembro de 2014, e foi disponibilizado inicialmente aos associados e contribuintes do Sindicato da capital paulista, grande São Paulo. A ideia deu tão certo que em pouco tempo aconteceu sua extensão e ampliação, pelas mãos da FEHOESP, a fim de atender a todos os sindicatos filiados (SINDHOSP, SINDHOSPRU, SINDMOGI, SINDRIBEIRÃO, SINDSUZANO E SINDJUNDIAÍ).

O serviço funciona em forma de plantão, em que uma vez por semana – todas as terças-feiras -, um profissional contratado fica à disposição dos gestores, administradores, gerentes de estabelecimentos de saúde e até dos contadores e escritórios de contabilidade interessados pelo atendimento por telefone, via Skype ou pessoalmente, na sede do SINDHOSP. Também são realizados atendimentos online a qualquer dia e horário pelo e-mail instruir@sindhosp.com.br. As consultas presenciais devem ser agendadas previamente por e-mail ou pelo telefone (11) 3226-9455.